Please use this identifier to cite or link to this item: repositorio.unilab.edu.br/handle/123456789/1383
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Ednairam Grigorio da-
dc.contributor.authorAlves, Julimar Lima-
dc.contributor.authorSilva, Laise dos Santos da-
dc.contributor.authorFerreira, Nelia de Oliveira-
dc.contributor.authorConceição, Rosane da Anunciação-
dc.contributor.authorSilva, Lídia Lima da-
dc.date.accessioned2019-04-12T12:35:44Z-
dc.date.available2019-04-12T12:35:44Z-
dc.date.issued2015-12-12-
dc.identifier.citationSILVA, E. G. et al. (2015)pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unilab.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/1383-
dc.descriptionSILVA, Ednairam Grigorio da et al. A literatura como ferramenta para o trabalho étnico-racial na Escola Arlete Magalhães. 2015. 11 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Aperfeiçoamento UNIAFRO - Políticas de Igualdade Racial no Ambiente Escolar) - Instituto de Educação a Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2015.pt_BR
dc.description.abstractAbordar questões que envolvem racismo, preconceito e cor, em sala de aula é uma tarefa complexa, necessitando, por parte do professor, conhecimento para exploração do tema. Nesse sentido, este artigo, propõe-se a analisar o papel da literatura como meio de discutir questões relacionadas à identidade étnico-racial em sala de aula. Nessa perspectiva, a literatura pode ser vista como um caminho que permite a discussão desses temas, considerando a formação dos sujeitos e visando à construção de projeto de sociedade em que todos se sintam encorajados e reconhecidos. A intervenção aqui apresentada aconteceu em uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental I, da Escola Municipal Arlete Magalhães, da cidade de São Francisco do Conde, no Estado da Bahia. Para tanto, foi utilizada um método interventivo tendo o conto “Menina Bonita do Laço de Fita” como recurso para tratar de questões relacionadas às diferenças, valorizando a diversidade. Espera-se que este estudo possa ser um referencial para outras escolas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação na Literaturapt_BR
dc.subjectEscola Municipal Arlete Magalhãespt_BR
dc.subjectRacismo na Educação - São Francisco do Conde (BA)pt_BR
dc.subjectRelações étnicas - Educação - São Francisco do Conde (BA)pt_BR
dc.titleA literatura como ferramenta para o trabalho étnico-racial na Escola Arlete Magalhãespt_BR
dc.typeArticlept_BR
Appears in Collections:Artigos - Aperfeiçoamento em Políticas de Igualdade Racial no Ambiente Escolar - Uniafro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_arti_esilva.pdf211.03 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.