Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unilab.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/1450
Title: Como plantamos Baobá vó? Afeto e cultura nas encruzilhadas da ancestralidade e descolonização
Authors: Conceição, Mariele Cristina
Keywords: Ancestralidade
Cultura afro-brasileira
Descolonização - África
Etnologia - Pesquisa qualitativa
Projeto de Extensão Baobá
Issue Date: 26-Mar-2019
Citation: CONCEIÇÃO, M. C. (2019)
Abstract: Na presente monografia apresentamos o processo que levou a construção do Projeto de Extensão Baobá. Primeiramente desenvolveremos o debate das bases conceituais que sustentam o Projeto – afeto, cultura, ancestralidade e descolonização. Seguiremos o trabalho com o estudo das metodologias que proporcionam a pesquisa: o afroperspectivismo, o teatro do oprimido e a metodologia FOFA. Os referenciais teóricos que permitem esta discussão estão situados no continente africano e na diáspora ressaltando o fato de que trabalharemos com o diálogo, com o entrecruzamento de pessoas e teorias. Nosso objetivo principal é aprender sete saberes tradicionais 1) barro, 2) folhas, 3) plantio, 4) artesanato, 5) culinária, 6) costura, 7) oralidade (histórias, canções, ditados e provérbios), priorizando o conhecimento de mulheres negras, guardiãs de pedagogias e ensinamentos. Essa pesquisa se justifica no sentido de salvaguardar conhecimentos que tem se perdido por conta do racismo, do eurocentrismo. Também trazemos como fruto de nossa ação-reflexão o esboço da I Apostila Saberes do Chá – UMOJA. Na medida em que realizarmos trocas de saberes construiremos sete Apostilas referentes aos saberes no sentido de reunir um material que, futuramente, contribua para um currículo afrocentrado, voltado para educação básica e para as relações étnico raciais em comunidades negras.
Description: CONCEIÇÃO, Mariele Cristina. Como plantamos Baobá vó? Afeto e cultura nas encruzilhadas da ancestralidade e descolonização. 2019. 203 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Humanidades) - Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2019.
URI: http://repositorio.unilab.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/1450
Appears in Collections:Monografias - Bacharelado em Humanidades (São Francisco do Conde)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_mono_marieleconceicao.pdf2019_mono_marieleconceicao.pdf2,35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.