Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unilab.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/1966
Title: Manual de diretrizes para atuação em redes sociais do Sistema de Bibliotecas da Unilab
Authors: Sistema de Bibliotecas da Unilab
Keywords: Redes sociais
Acessibilidade
Redes sociais digitais
Sistema de Bibliotecas da Unilab
Mídia social
Acessibilidade digital
Tecnologia assistiva
Ética
Issue Date: 2020
Citation: S. de B. da Unilab (2020)
Abstract: Relata sobre o histórico da criação de perfis nas redes sociais digitais no Sistema de Bibliotecas da Unilab (SIBIUNI) e da necessidade após a pandemia da Covid-19 em explorar mais estas plataformas digitais para um melhor engajamento com o seu público-alvo. O objetivo deste documento é criar diretrizes para uma utilização ética, assistiva, permitindo uma interação dinâmica e saudável com os usuários das redes sociais digitais do Sibiuni, além de estabelecer padrões para formatos, visual, conteúdos, atuação no gerenciamento de crise; buscando sempre o aprimoramento para atender à dinamicidade exigida pelo mundo digital. Traz um panorama de bibliotecas e redes sociais digitais, tais como Facebook, Twitter, Instagram, WhatsApp, Telegram, Youtube, Snapchat e Tik Tok. Convencionou-se uma identidade única para as postagens em cada uma das reds sociais do Sibiuni como também adotar diretrizes que atendam demandas dos usuários das bibliotecas deste sistema com temas peculiares como: orientação no uso de normas de trabalhos acadêmicos - ABNT; dicas para apresentação oral de trabalhos acadêmicos; sugestões de oficinas e cursos online; orientação na elaboração de currículo Lattes; orientação no uso de bases de dados bibliográficos além de Publicações de conteúdo noticioso ou vivo e Publicações de conteúdo de utilidade pública, como exemplo, empréstimo, devolução e renovação de livros; suspensão de serviços, campanhas promovidas pelo Sibiuni, pela Unilab, setores e Institutos como também conteúdo com teor motivacional. Também foi explorados temas como: a frequência das postagens, as condições para seguimento de perfis, campanhas para aumentar número de seguidores, diretrizes de uso para linguagem nas redes sociais digitais e a interatividade, roteiro diário de trabalho, acessibilidade nas redes sociais digitais e monitoramento e métricas, boas práticas e ética nas redes sociais digitais. Ressalta-se que as recomendações foram seguidas pelos Manuais de orientação para Atuação em Mídias Sociais elaborados pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) do Poder Executivo do Governo Federal.
Description: SISTEMA de bibliotecas da Unilab. Manual de diretrizes para atuação em redes sociais do Sistema de Bibliotecas da Unilab. Redenção-CE: S/N, 2020, 18 p.
URI: http://repositorio.unilab.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/1966
Appears in Collections:Publicações Unilab

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MANUAL REDES SOCIAIS SIBINUI - FINAL 2021.pdf2020_manual_mrssibiuni.pdf2,59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.