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Title: A evasão escolar na EEM Danísio Dalton da Rocha Corrêa
Authors: Nogueira, Rosalva Maria Girão Pereira
Keywords: Evasão escolar
Administração pública
Ensino médio
Barreira- CE- Educação
Issue Date: 2014
Citation: NOGUEIRA, R. M. G. P. (2014)
Abstract: O objetivo deste estudo foi analisar, descrever e compreender as razões da evasão escolar, um dos maiores males da educação brasileira na atualidade, sob o ponto de vista dos docentes e discentes da Escola de Ensino Médio Danísio Dalton da Rocha Corrêa. A escolha dessa escola foi motivada pelo crescente número de alunos evadidos nos últimos anos, de 2011 a 2013, e por ser ela a única instituição de nível médio no município de Barreira. Optamos por uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Os participantes da pesquisa foram 15 alunos do 3º ano turno diurno, 10 alunos do 3º ano turno noturno, num total de 25 alunos, 12 professores que ministraram aulas para essas turmas e o diretor escolar. A escolha dos alunos foi intencional, fazendo parte da pesquisa apenas os alunos do último ano do ensino médio, por constatarmos que nesta série concentram-se os alunos que se evadiram da escola em algum momento da vida, mas que a ela retornaram. Percebemos que apesar dos avanços na educação básica brasileira, através de um processo de melhoria no acesso, o desejo de permanência dos alunos, no ensino médio, apresenta-se ainda como um desafio. O problema da evasão escolar tem motivos distintos, no entanto os participantes dessa pesquisa evidenciaram a necessidade de trabalhar como um dos principais fatores que os conduziram ao abandono escolar. Outros motivos elencados para esse problema pelos participantes foram: as dificuldades na aprendizagem, baixo rendimento, falta de interesse do aluno, contexto familiar, a escola – por se apresentar distante da realidade do aluno – e transporte escolar. Por fim, apresentou-se o Programa Ensino Médio Inovador – ProEMI – como uma política que deseja contribuir para reverter esse quadro de insucesso escolar e o papel do gestor educacional como líder na comunidade escolar.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/357
Appears in Collections:Monografia - Especialização em Gestão Pública

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