Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unilab.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/53
Title: Tecnologias digitais e o ensino de química
Authors: Lima, Valdeci Ferreira
Keywords: Química (Ensino médio) - Estudo e ensino
Softwares Livres
Tecnologias Digitais – Ensino
Redenção - CE- Educação
Issue Date: 2015
Abstract: Esta pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo principal compreender e propor o uso de Softwares Livres como recurso metodológico indispensável para o ensino de química no âmbito das Escolas Públicas Estaduais do município de Redenção, Estado do Ceará, a partir dos Laboratórios de Informática. O processo de ensino-aprendizagem das ciências empírico-formais e formais no sistema escolar brasileiro em geral e, especificamente, em relação ao ensino de química, sempre se deparou e se depara com inúmeros obstáculos, dentre eles: a falta de profissionais com formação e qualificação para atuarem em suas respectivas áreas de ensino e a falta de infraestrutura (como laboratórios de pesquisas) necessária ao ensinoaprendizagem. Por outro lado, as tecnologias digitais de comunicação, principalmente com o computador têm ganhado seu espaço de destaque dentro da escola. Hoje, tanto a escola privada como a escola pública no Brasil, têm se utilizado das TIC’s para a implementação de novas metodologias visando o melhoramento do processo de ensino-aprendizagem. Diante de tais premissas problematizadoras esta pesquisa constatou como resultado os principais desafios encontrados pelos docentes do Ensino Médio no das escolas públicas estaduais do município de Redenção em relação ao ensino de química e ao mesmo tempo aponta os softwares livres como ferramenta metodológica facilitadora para o ensino-aprendizagem dessa seara do conhecimento.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/53
Appears in Collections:Monografia - Ciência da Natureza e da Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Valdeci Ferreira Lima.pdf1.32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.