Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/604
Título: Multileituras imagéticas
Título(s) alternativo(s): Orfeu Negro (1959) - uma narrativa intertextual
Autor(es): Cardoso, Lauro José de Assunção Rosa
Palavras-chave: Cinema
Estereótipo
Literatura
Orfeu Negro
Data do documento: 12-Jul-2017
Citação: CARDOSO, L. J. A. R. (2017)
Resumo: Procura-se, neste trabalho, fazer uma reflexão crítica sobre as representações identitárias e imagéticas do negro no cinema, a partir do filme Orfeu Negro de Marcel Camus (1959), baseado na peça Orfeu da Conceição de Vinicius de Moraes (1954) e no mito de Orfeu e Eurídice. Propõe-se também, uma análise das relações intertextuais entre duas narrativas, tanto a literária como a fílmica. Essa busca é pautada pela compreensão sobre a capacidade que a imagem, especialmente a imagem fílmica que se encontra em Orfeu Negro, tem enquanto criadora de imaginários e inventora de realidades e verdades estereotipadas sobre os negros e negras do Brasil. Nessa perspectiva, elenca-se nesse trabalho, uma tentativa de desconstrução de ideias permanentes que colocam as representações imagéticas do negro como um condenado à subalternidade e ao exotismo, tal como, perspectiva-se uma demanda pela valorização do cinema enquanto uma narrativa válida, em igualdade com a literatura, que também serve para um entendimento mais profundo sobre a sociedade ou determinado grupo social. Trata-se, por isso, de um exercício que solicita uma sistematização de conceitos e ideias, com o intuito de visibilizar críticas sobre certos posicionamentos estanques e hegemônicos. Para isso, a análise proposta baseia-se nas discussões e conceitos estudados por Calvino (1990), Martin (2011), Stam (2006), Bhabha (1998) e outros autores.
Descrição: CARDOSO, Lauro José de Assunção Rosa. Multileituras imagéticas: Orfeu Negro (1959) - uma narrativa intertextual. 2017. 138 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Humanidades) - Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2017.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/604
Aparece nas coleções:Monografias de graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_mono_lcardoso.pdf973.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.