Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unilab.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/618
Title: A família e o trabalho
Other Titles: trajetória da Educação de crianças talibés na Guiné-Bissau
Authors: Cá, Natália Ernesto
Keywords: Guiné-Bissau
Criança
Talibé
Educação
Mendigagem
Issue Date: 31-Jul-2017
Citation: CÁ, N. E. (2017)
Abstract: O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo principal refletir sobre o processo da educação das crianças Talibés no âmbito da tradição islâmica na Guiné-Bissau, o termo Talibé vem do árabe, significando “aluno ou discípulo”. Na sociedade guineense, os talibés são conhecidos como crianças que mendigam pelas ruas da cidade em busca do dinheiro e comida como parte do processo da sua educação. Diante disso, pretende-se evidenciar os aspectos históricos e a configuração contemporânea desse processo que envolve a saída precoce de crianças na casa dos seus pais em busca de uma educação cuja didática viola todos direitos humanos e agride a infância - através da submissão das crianças ao trabalho forçado. Porém, destaca-se a relevância desse trabalho por analisar os fatores que contribuem para a fragilidade do Estado e suas instituições na proteção das crianças. Metodologicamente, optou-se por uma investigação bibliográfica articulada não apenas com os dados estatísticos, mas também com os relatos coletados através das entrevistas, buscando aprofundar entendimento sobre esse fenômeno. Conclui-se, apontando a inoperância do Estado como fator que contribui para não adequação do sistema ou mesmo erradicação da educação talibé na Guiné-Bissau.
Description: CÁ, Natália Ernesto. A família e o trabalho: trajetória da Educação de crianças talibés na Guiné-Bissau. 2017. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Humanidades) - Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2017.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/618
Appears in Collections:Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_mono_nca.pdf2017_mono_nca.pdf1.13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.