Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unilab.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/697
Title: Atuação do(a) psicólogo(a) na atenção básica à saúde: desafios e perspectiva
Authors: Silva, Tiago Ferreira da
Araújo, Valdevane Rocha
Keywords: Atenção básica à saúde
Atuação do psicólogo
Sistema Único de Saúde (Brasil)
Issue Date: 9-May-2018
Citation: SILVA, T. F.; ARAÚJO, V. R. (2018)
Abstract: Este estudo objetiva analisar a produção científica dos últimos dez anos sobre a atuação dos (as) profissionais de Psicologia na Atenção Básica à Saúde. Trata-se de uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, que utiliza como instrumento de coleta de dados a revisão de literatura sistemática integrativa. Os textos selecionados possibilitaram a identificação dos principais desafios enfrentados pelos profissionais e/ou estudantes de Psicologia em seus espaços de atuação na Atenção Básica à Saúde. Também foi possível identificar suas expectativas sobre a necessidade de construção de um novo modelo de formação e atuação profissional para atender demandas de sujeitos e comunidades atendidos no âmbito da Atenção Básica. Os resultados indicaram que os principais entraves para a atuação dos (as) psicólogos (as) referem-se ao 1) predomínio da atuação pautada em um modelo clínico/individual, 2) o desconhecimento sobre o tipo de trabalho desempenhado por este profissional no âmbito da atenção básica (seja pelos usuários do serviço, pela equipe em que ele está inserido ou mesmo pelo próprio profissional) e a 3) falta de compromisso das instituições de ensino superior com o processo formativo do (a) psicólogo (a) para atuar neste setor. Por outro lado, constatamos que o trabalho do (a) profissional de Psicologia pode promover importantes contribuições no âmbito da Atenção Básica à Saúde, de modo a fortalecer a construção de um novo modelo de atenção à saúde, pautado na efetivação de um trabalho verdadeiramente interdisciplinar e no exercício do compromisso ético/político que rege a Psicologia enquanto ciência e profissão.
Description: SILVA, Tiago Ferreira da; ARAÚJO, Valdevane Rocha. Atuação do(a) psicólogo(a) na atenção básica à saúde: desafios e perspectiva. 2018. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Saúde da Família) - Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2018.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/697
Appears in Collections:Artigo - Especialização em Saúde da Família

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_arti_tsilva.pdf402.63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.