Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: 
                
    
    https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7250| Título : | Invisibilidade histórica: a ausência da Independência da Bahia nos livros didáticos e o silenciamento do papel das mulheres | 
| Autor : | Silva, Sueide Menezes da | 
| Palabras clave : | Livros didáticos Ensino de História Educação Mulheres | 
| Fecha de publicación : | 5-nov-2024 | 
| Citación : | SILVA, S. M. (2024) | 
| Resumen : | Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a invisibilidade histórica das mulheres na Independência da Bahia, especialmente nos livros didáticos de história, destacando como suas contribuições são marginalizadas. A metodologia utilizada foi uma abordagem qualitativa, com análise documental de três livros didáticos, complementada por uma revisão bibliográfica. Os principais resultados revelaram que, apesar de algumas tentativas de inclusão, o papel feminino ainda é superficialmente tratado, mantendo padrões tradicionais de exclusão. Conclui-se que é urgente rever a historiografia e os materiais educacionais para promover uma narrativa mais inclusiva e representativa. | 
| Descripción : | SILVA, Sueide Menezes da. Invisibilidade histórica: a ausência da Independência da Bahia nos livros didáticos e o silenciamento do papel das mulheres. 2024. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2024. | 
| URI : | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7250 | 
| Aparece en las colecciones: | Monografias - Licenciatura em História (São Francisco do Conde) | 
Ficheros en este ítem: 
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2024_mono_sueidesilva.pdf | 2024_mono_sueidesilva.pdf | 460,66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.

 
         