Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unilab.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/1309
Title: Educação sexual, escola e família
Other Titles: uma revisão integrativa
Authors: Silva, Águida de Sousa da
Keywords: Adolescente
Escola
Família
Educação sexual
Issue Date: 2018
Citation: SILVA, A. S. (2018)
Abstract: Esta pesquisa partiu do pressuposto de que os jovens e adolescentes necessitam de um cuidado especial quando se diz respeito ao assunto sexualidade. Visto que é na fase da adolescência que o estudante busca descobrir, entender e pôr em prática sua vida sexual. O objetivo geral da investigação foi: Compreender como ocorre o esclarecimento do tema sexualidade no ambiente escolar. E os objetivos específicos foram: Investigar teóricos e literaturas a respeito da educação sexual; Diagnosticar como acontece a educação sexual no ambiente familiar; e Avaliar as ações da escola com a temática. A metodologia aplicada foi Revisão Integrativa, em que foram avaliados seis artigos e trabalhos acadêmicos, realizado por meio de pesquisa bibliográfica de cunho qualitativa. Os Critérios de inclusão foram artigos com resumos e textos completos contemplando as temáticas: Escola e Educação Sexual; e Educação Sexual e família. Os resultados apontam que os pais se sentem receosos em conversar com os filhos, por acharem que o dialogo antecipa o sexo. A escola trabalha a temática por meio de aulas expositivas, aderidas do currículo escolar. As considerações apontam que na escola o tema deve ser abordado em forma de palestra, projetos, aulas expositivas, discussão e através de vídeos, para que assim haja a compreensão favorável. Conclui-se que, para ter uma educação sexual desejável na atualidade, necessita-se uma maior aproximação entre pais, filhos e escolas mostra-se como importante estratégia. Assim como há a necessidade de estimular debates nas instituições educacionais, e realização de reflexões de temas socialmente relevantes. É preciso um desempenho e dedicação, tanto por parte da escola, como da família. Pois as duas devem neste sentido, manter uma conexão para que o adolescente não seja prejudicado.
Description: SILVA, Águida de Souza da. Educação sexual, escola e família: uma revisão integrativa. 2018. 25 f. Monografia (Especialização) - Curso de Saúde da Família, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2018.
URI: http://repositorio.unilab.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/1309
Appears in Collections:Monografia - Especialização em Saúde da Família

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_mono_assilva.pdf2018_mono_assilva.pdf232.63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.