Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unilab.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/1390
Title: Muçulmanos africanos no Ceará
Other Titles: narrativas e práticas religiosas contemporâneas
Authors: Sabino, Ana Eliziane
Keywords: Islamismo
Práticas religiosas
Muçulmanos
Migrações
Issue Date: 2018
Citation: SABINO, A. E. (2018)
Abstract: A presente dissertação tem como objetivo compreender como ocorrem as práticas religiosas de muçulmanos de Guiné Bissau, nas cidades de Acarape e Redenção, e os sentidos que eles atribuem às suas práticas, observando tanto a memória das práticas em seu país, quanto as diferenças notadas no local onde vivem. Os sujeitos desta pesquisa são estudantes da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – a UNILAB, e residem provisoriamente nos municípios citados, que são onde estão instalados os campi no Estado do Ceará. A partir da observação das reuniões do grupo em questão e de entrevistas com os sujeitos da pesquisa, busca-se a construção de uma narrativa etnográfica que analise as práticas religiosas da religião muçulmana como um dos elementos para a compreensão da complexidade que envolve os sujeitos que estão em trânsito, fora de seus países. A pesquisa colabora, ainda, para os estudos sobre a diversidade dos grupos islâmicos e do campo religioso brasileiro.
Description: SABINO, Ana Eliziane. Muçulmanos africanos no Ceará: narrativas e práticas religiosas contemporâneas. 2018. 124 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Humanidades, Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2018.
URI: http://repositorio.unilab.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/1390
Appears in Collections:Dissertação - Mestrado Interdisciplinar em Humanidades

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_dis_aesabino.pdf2018_dis_aesabino.pdf914.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.