Please use this identifier to cite or link to this item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1640
Title: Avaliação da acurácia entre o diagnóstico por manejo clínico e o diagnóstico microbiológico de pacientes com corrimento vaginal
Authors: Cavalcante, Brena Kelly Sousa Lopes
Keywords: Saúde da Mulher
Vulvovaginites
Diagnóstico
Issue Date: 2017
Citation: CAVALCANTE, B. K. S. L. (2017)
Abstract: O corrimento vaginal pode ter origem fisiológica ou patológica. Neste caso, é importante o diagnóstico seguro para tratamento rápido, a fim de estabelecer a quebra da cadeia de transmissão e prevenir complicações para a mulher. O diagnóstico por manejo clínico consiste em estratégia de baixo custo e possibilita o tratamento imediato do corrimento vaginal patológico, mas é o teste de Papanicolau o procedimento de rotina para avaliação da flora bacteriana. Objetivo: avaliar a acurácia entre o diagnóstico por manejo clínico e o diagnóstico microbiológico de pacientes com corrimento vaginal. Método: Consiste em estudo avaliativo com delineamento transversal e abordagem quantitativa, realizado no período de janeiro a outubro de 2017 em uma Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS). Foram analisados a caracterização da secreção vaginal, o valor do pH, o teste das aminas e a comparação destes com o resultado microbiológico laboratorial. Resultados e Discussão: A relação entre a característica do conteúdo vaginal e o resultado laboratorial demonstrou correspondência na maioria dos casos (90%); a relação entre o pH e o resultado laboratorial demonstrou coerência em quase metade dos casos (52%), sendo que nos demais casos apresentou resultado falso-positivo; e a relação entre o teste das aminas e o resultado laboratorial demonstrou correspondência em quase todos os casos (87%). Conclusões: As estratégias utilizadas no manejo clínico apresentaram alta sensibilidade. Não houve caso de falso-negativo no diagnóstico por manejo clínico, o que sugere que a prática é segura e deve ser utilizada.
Description: CAVALCANTE, Brena Kelly Sousa Lopes. Avaliação da acurácia entre o diagnóstico por manejo clínico e o diagnóstico microbiológico de pacientes com corrimento vaginal. 2017. 12 f. Artigo (Graduação) - Curso de Bacharelado em Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde - Ics, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2017.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1640
Appears in Collections:Artigo - Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BRENA KELLY SOUSA LOPES CAVALCANTE TCC Artigo.pdf2017_art_bkslcavalcante.pdf216,54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.