Please use this identifier to cite or link to this item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1956
Title: Adolescentes
Other Titles: do perfil socioeconômico ao conhecimento sobre as infecções sexualmente transmissíveis com repercussão na cavidade oral
Authors: Viana, Dhavyd da Costa
Keywords: Adolescentes
Boca
Estudantes
Doenças Sexualmente Transmissíveis
Issue Date: 2020
Citation: VIANA, D. C. (2020)
Abstract: Fatores de risco para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), consideradas como importante problema de saúde pública mundial, com possível repercussão na cavidade oral, compreendem desde aspectos socioeconômicos, demográficos e biológicos ao número de parceiros sexuais, uso de preservativos, histórico de IST e inclusão em grupos de risco. Assim, o estudo objetivou conhecer o perfil socioeconômico, o comportamento sexual e o conhecimento sobre IST e sua relação com a cavidade oral de adolescentes de um município cearense. Trata-se de estudo descritivo e de abordagem quantitativa, conduzido com estudantes de uma escola pública, em maio de 2019. Após consentimento, os adolescentes preencheram um questionário. Dos 102 participantes, cuja média de idade foi de 17,20 anos, 52,94% eram do sexo feminino, 75,49% tinham renda de até um salário mínimo. Dos participantes, 52,94% acreditavam que lesões na cavidade oral podiam indicar algum tipo de IST, particularmente a herpes, 77,45% já tinham recebido orientação profissional sobre doenças sexuais capazes de acometer a boca e 82,35% não conheciam medidas preventivas dessas doenças na cavidade oral. Observou-se uma relação significativa entre ser do sexo masculino e desconhecer que doenças bucais podem ser promovidas pelo HIV e sífilis. Conclui-se que os estudantes de uma escola pública de ensino médio, apesar de uma condição econômica desfavorável, início precoce da prática sexual e prevenção inadequada das IST, eram cientes quanto ao seu papel na contracepção. Entretanto, esse conhecimento foi inadequado quando avaliadas as formas de prevenção e a identificação das principais IST capazes de alterar a cavidade bucal.
Description: VIANA, Dhavyd da Costa. Adolescentes: do perfil socioeconômico ao conhecimento sobre as infecções sexualmente transmissíveis com repercussão na cavidade oral. 2020. 19 f. TCC (Graduação) - Curso de Bacharelado em Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde - ICS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2020.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1956
Appears in Collections:Artigo - Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DHAVYD DA COSTA VIANA Tcc.pdf2020_art_dcviana.pdf271,89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.