Please use this identifier to cite or link to this item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1964
Title: Perfil socioeconômico e de saúde de idosos atendidos em centros de referência de assistência social de municípios do interior do Ceará
Authors: Sousa, Dinis das Neves Soares de
Keywords: Idoso
Fatores Socioeconômicos
Perfil de Saúde
Enfermagem
Issue Date: 2017
Citation: SOUSA, D. N. S. (2017)
Abstract: Introdução: O envelhecimento é um processo irreversível, inerente à vida humana. Compreender as características socioeconômicas e o perfil de saúde desse público torna-se particularmente importante por constituir uma ferramenta capaz de direcionar o cuidado prestado. Objetivo: Caracterizar o perfil socioeconômico e de saúde de idosos atendidos em Centros de Referência de Assistência Social em municípios do interior do Ceará. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, observacional do tipo transversal com abordagem quantitativa, conduzido com idosos atendidos pelo CRAS dos municípios de Redenção e Acarape-CE, no período de agosto a novembro de 2016. Após assinatura do TCLE os idosos responderam a um questionário a respeito de aspectos socioeconômicos e perfil de saúde. Os dados foram devidamente tabulados e analisados pelo Statistical Package for The Social Sciences – SPSS versão 20.0. O trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Unilab sob o CAAE 46370615.3.0000.5576/Parecer no 1.366.101. Resultados: Eram do sexo feminino 83% dos idosos e 64,2% tinham o Ensino Fundamental. Consideravam-se não brancos, 81,1% deles, eram aposentados 56,6% e 83% tinha renda fixa. Apresentavam alguma patologia 39 (73,6%) idosos, sendo que 34 (64,2%) possuíam doença crônica e 40 (75,5%) faziam acompanhamento. Faziam uso de alguma medicação 35 (66%) indivíduos, sendo que 51 (96,2%) realizavam uso contínuo dessas medicações. Nenhum idoso apontou ser sedentário, 04 (7,5%) eram obesos e apenas 03 (5,7%) faziam uso de tabaco. Em relação à atividade física, 32 (60,4%) deles afirmaram realizar. Considerações finais: O perfil socioeconômico dos idosos do presente estudo foi, em grande parte, semelhante aos demais estudos com idosos da literatura. Foram positivas as repostas relativas ao uso de tabaco, mas uma minoria fazia uso, e em relação à prática de atividades físicas, uma vez que a maioria referiu essa prática. No entanto, os idosos apresentaram características que podem trazer prejuízos adicionais as condições de vida. Assim, é imprescindível que sejam implementadas ações intersetoriais que fortaleçam autonomia para o gerenciamento saudável dos desafios impostos.
Description: SOUSA, Dinis das Neves Soares de. Perfil socioeconômico e de saúde de idosos atendidos em centros de referência de assistência social de municípios do interior do Ceará. 2017. 19 f. Artigo(Graduação) - Curso de Bacharelado em Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde - ICS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Acarape, 2017.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1964
Appears in Collections:Artigo - Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DINIS DAS NEVES SOARES DE SOUSA TCC Artigo.pdf2017_art_dnssousa.pdf522,47 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.