Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2033
Título : Amor, festa, devoção: a Rainha Pombagira Sete Encruzilhadas
Autor : Anjos, Jean Souza dos
Palabras clave : Umbanda
Pombagira
Ritual
Antropologia visual
Fecha de publicación : 20-ago-2019
Citación : ANJOS, J. S. (2019)
Resumen : Este trabalho é uma narrativa etnográfica visual resultado de uma pesquisa sobre a Festa da Rainha Pombagira Sete Encruzilhadas na Cabana do Preto Velho da Mata Escura, terreiro de Umbanda localizado no bairro Bom Jardim, em Fortaleza, Ceará. A festa é o elemento central da pesquisa que também é norteada por questões da religião, corpo e imagem. A narrativa visual é composta por imagens produzidas pelo autor e são reveladoras de mapas de compreensão para o exercício de uma antropologia visual. O texto é uma descrição das sete giras, do cortejo, da matança e da Festa da Rainha, evidenciando suas complexidades e tensões no universo religioso e cultural da comunidade de terreiro. O trabalho propõe um olhar relacional entre escrita, imagem e poética colaborando com o conhecimento da antropologia visual e da religião no Brasil.
Descripción : ANJOS, Jean Souza dos. Amor, festa, devoção: a Rainha Pombagira Sete Encruzilhadas. 2019. 158 p. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Antropologia) – Programa Associado de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Ceará e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro- Brasileira, Redenção, 2019.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2033
Aparece en las colecciones: Dissertação - Mestrado em Antropologia UFC-UNILAB

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JEAN SOUZA DOS ANJOS Dissertação.pdfJEAN SOUZA DOS ANJOS Dissertação.pdf15,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.