Please use this identifier to cite or link to this item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2054
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSantos, José Everardo Gomes dos-
dc.date.accessioned2021-06-17T18:17:11Z-
dc.date.available2021-06-17T18:17:11Z-
dc.date.issued2020-10-13-
dc.identifier.citationSANTOS, J. E. G. (2020)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2054-
dc.descriptionSANTOS, José Everardo Gomes dos. A utilização da técnica de origami (dobraduras) como estratégia facilitadora para a aprendizagem de geometria no ensino fundamental. 84 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFMAT). Instituto de Engenharia e Desenvolvimento Sustentável – IEDS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2020.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta o relato de uma experiência sobre a utilização de dobraduras como recurso didático para o ensino de geometria na Educação Básica, vivenciadas aulas de 7º, 8º e 9º anos, aplicadas principalmente em aulas de laboratório de matemática como prática de ludicidade. As atividades tiveram como objetivo principal construir os pontos notáveis do triangulo (incentro, circuncentro, baricentro, ortocentro e suas propriedades), construção de alguns polígonos: quadrado, triângulo equilátero, hexágono regular, pentágono regular, octógono regular, por meio de dobraduras, buscando, ao longo das construções, relembrar conceitos vistos em geometria plana. Os resultados mostraram que o uso de dobraduras em sala de aula com uma abordagem investigativa possibilitou um trabalho lúdico da geometria, a motivação dos alunos para a aprendizagem, a participação ativa durante o desenvolvimento da atividade, a socialização entre os colegas e a mudança na postura do docente que, de detentor do conhecimento passou a mediador da aprendizagem dos alunos. Observou-se, também, que alunos que não tiveram interesse pelas aulas tradicionais, se integram mais e tiverem uma participação empolgada. Observou-se uma maior interação como grupo, e acabaram os desentendimentos em sala.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectOrigamipt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.titleA utilização da técnica de origami (dobraduras) como estratégia facilitadora para a aprendizagem de geometria no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
Appears in Collections:Dissertação - Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ EVERARDO GOMES DOS SANTOS Dissertação.pdfJOSÉ EVERARDO GOMES DOS SANTOS Dissertação.pdf3,19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.