Please use this identifier to cite or link to this item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/295
Title: Modelo lógico de rede cegonha na assistência ao parto e nascimento
Authors: Bezerra, Aline Maria Rodrigues
Saboia, Dayana Maia
Souza, Elisangela Guerra de
Oliveira, Flávia de Andrade
Bessa, Francisca Gleidjane Silva
Anjos, Saiwori de Jesus Silva Bezerra dos
Issue Date: 2015
Citation: BEZERRA, A. M. R.; MAIA, D. S.; SOUZA, E. G. de; ANDRADE, F. de A.; BESSA, F. G. S.; ANJOS, S. de J. S. B. dos (2015)
Abstract: Com a finalidade de reduzir os óbitos maternos e neonatais, o Ministério da Saúde desenvolveu em 2011 uma rede de cuidados direcionada à mulher, denominada Rede Cegonha. O objetivo do presente trabalho foi construir um Modelo Lógico da Rede Cegonha em uma maternidade de atenção terciária. Pesquisa descritiva do tipo documental, realizada durante os meses de novembro e dezembro de 2015. A coleta de dados se deu baseada no Relatório Institucional Assistencial da maternidade em questão, considerando o componente parto e nascimento da Rede Cegonha. Para construção do Modelo Lógico foram seguidas as orientações de Cassiolato e Guerese, 2010. Por meio de formulário estruturado, foram selecionadas informações referentes aos recursos, ações, produtos e resultados. A diagramação do Modelo Lógico foi realizada por meio do programa Excel®. A partir do modelo construído, percebe-se o alinhamento conceitual entre as práticas implementadas na maternidade estudada e às ações propostas pela rede. Dessa forma, podemos inferir que a estruturação do programa em âmbito local poderá favorecer o alcance dos resultados esperados. As limitações do estudo dizem respeito às características do método empregado, pois na avaliação de documentos alguns itens considerados importantes não puderam ser avaliados por falta de registro.
Description: BEZERRA, Aline Maria Rodrigues; SABOIA, Dayana Maia; SOUZA, Elisangela Guerra de; OLIVEIRA, Flávia de Andrade; BESSA, Francisca Gleidjane Silva. Modelo lógico da rede cegonha na assistência ao parto e nascimento. 2016. 14 f. Monografia (Especialização) - Curso de Gestão em Saúde, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2016.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/295
Appears in Collections:Artigo - Especialização em Gestão em Saúde

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_art_amrbezerra.pdf2015_art_amrbezerra.pdf228,92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.