Please use this identifier to cite or link to this item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/571
Title: Caracterização da prática da automedicação realizada por responsáveis em crianças de 0 a 12 meses de idade acompanhadas em uma unidade básica de saúde do município de Barreira, Ceará
Authors: Freire, Ermanna Peixoto Lima
Keywords: Automedicação
Criança
Unidade básica de saúde
Barreira - CE
Issue Date: 2016
Citation: FREIRE, E. P. L. (2016)
Abstract: O uso inadequado de medicamentos pode causar diversos problemas de saúde. Objetivamos caracterizar a prática da automedicação realizada por responsáveis por crianças acompanhadas em uma unidade básica de saúde do município de Barreira, Ceará. Métodos: As informações foram obtidas por meio de um estudo descritivo do tipo qualitativo/quantitativo baseado na aplicação de um instrumento de coleta de dados em entrevistas autorizadas pelos respondentes. As informações coletadas foram organizadas, analisadas e tabuladas com o auxílio do programa Microsoft Office Excel 2010. Resultados: Identificamos que 52,4 % dos entrevistados utilizaram medicamento sem prescrição médica. O medicamento mais utilizado foi o paracetamol (66,7 %) e sua finalidade intencional a dor de cabeça (61,9 %). Foram relatados efeitos adversos (9,1 %) com o uso do medicamento dipirona identificados como alergia. As crianças (100,0 %) foram automedicadas por seus responsáveis com o uso do paracetamol, provavelmente, devido a orientações após a vacinação. Conclusão: Identificamos que a automedicação é uma prática comum no público investigado sendo estendida para as crianças. Porém, essa prática parece ser responsável e orientada pelo sistema de saúde do município, o que não exclui a necessidade contínua de um trabalho de formação quanto aos riscos do uso inadequado de medicamentos.
Description: FREIRE, Ermanna Peixoto Lima. Caracterização da prática da automedicação realizada por responsáveis em crianças de 0 a 12 meses de idade acompanhadas em uma unidade básica de saúde do município de Barreira, Ceará. 2016. 20 f. TCC (Graduação) - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Acarape, 2016.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/571
Appears in Collections:Artigo - Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ermana Peixoto Lima Freire.pdf267,94 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.