Please use this identifier to cite or link to this item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/659
Title: Matilde Ribeiro: a minha história é talvez igual a tua: uma trajetória de militância e empoderamento da mulher negra
Authors: Maia, Bruna Aparecida Thalita
Keywords: Feministas negras - Brasil
Identidade de gênero
Mulheres - Biografia
Ribeiro, Matilde - Biografia
Issue Date: 16-Nov-2016
Citation: MAIA, B. A. T. (2016)
Abstract: Esta monografia pretende apresentar a trajetória de vida de Matilde Ribeiro, em uma perspectiva interseccional, visando os marcadores de raça, classe social e gênero. Através de entrevistas e levantamento bibliográfico, relacionando com literatura produzida por intelectuais negras que, se debruçam a estudar as relações de raça e gênero, e assim apontar suas ações nos campos da militância política e da inserção na academia, invocando a reflexão que estes podem ser importantes instrumentos de subversão de normas e naturalizações dadas às mulheres negras em uma sociedade marcada por heranças coloniais. O pioneirismo de Matilde em assumir um ministério (Secretaria de Promoção da Igualdade Racial) que foi demandado por movimentos sociais que ela participa, representa a sua competência e experiência para assumir cargo de tamanha importância. Na busca de compreender como espaços de luta, pensando a militância e a academia, foram importantes para gerar empoderamento à Matilde, é pensado como ele pode ser motivado para outras mulheres.
Description: MAIA, Bruna Aparecida Thalita. Matilde Ribeiro: a minha história é talvez igual a tua: uma trajetória de militância e empoderamento da mulher negra. 2016. 108 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Humanidades) - Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2016.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/659
Appears in Collections:Monografias - Bacharelado em Humanidades (São Francisco do Conde)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_mono_bmaia.pdf2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.