Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unilab.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/887
Title: Representações sociais sobre o racismo no discurso de discentes Moçambicanos na Unilab/Ce
Other Titles: vozes, imagens e trajetórias coletivas
Authors: Garcia, Paulo Cesar Alves
Keywords: Racismo - Brasil
Representação social
Discurso
Moçambicano
Unilab
Issue Date: 2018
Citation: GARCIA, P. C. A. (2018)
Abstract: Esta pesquisa objetiva, de modo geral, analisar as representações sociais sobre o racismo (re) produzidas no discurso dos discentes moçambicanos na Unilab/CE, considerando a organização estrutural e temática da referida representação e suas condições de produção intergrupal. Do ponto de vista teórico, para dar conta desse objetivo, foram mobilizados dois requisitos conceituais centrais: (i) os pressupostos da Teoria das Representações Sociais, a partir dos estudos de Moscovici (1976), Jodelet (2001), Abric (1994) e Doise (2001), dentre outros, e (ii) as discussões sobre racismo e relações étnico-raciais, a partir dos trabalhos de Munanga (2003), Schwarcs (1993), Nogueira (2006), Guimarães (2009), van Dijk (2010), Monsma (2016), dentre outros. Do ponto de vista metodológico, traçouse uma abordagem sociodiscursiva, de natureza qualitativa, para analisar o corpus proveniente de evocações sociocognitivas, advindas da aplicação de Teste de Livre Associação de Palavras, e de narrativas de vida, coletadas a partir da realização de entrevista aberta. O referido material foi interpretado em três etapas, a saber: (i) análise dos vetores lexicais que organizam, estruturalmente, a representação analisada, (ii) descrição dos elementos que sumarizam, tematicamente, as dimensões da representação em questão e (iii) exame dos posicionamentos que revelam as condições de produção intergrupal reveladas no discurso dos sujeitos participantes. Por fim, do ponto de vista analítico, os resultados evidenciaram que, para o grupo social analisado, o racismo é representado como um tipo de preconceito e discriminação contra o preto/negro que corrobora mecanismos de exclusão, mantendo-o afastado do acesso aos recursos disponíveis na sociedade. Esses resultados permitiram observar, ainda, para além dos elementos estruturais, temáticos e intergrupais da representação, aspectos da subjetividade dos participantes, a exemplo das dores decorrentes do racismo institucional vivenciado, em terras brasileiras, a partir da experiência como discentes na Unilab/CE.
Description: GARCIA, Paulo Cesar Alves. Representações sociais sobre o racismo no discurso de discentes Moçambicanos na Unilab/Ce: vozes,imagens e trajetórias coletivas. 2018. 109 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Interdisciplinar em Humanidades, Instituto Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceara, 2018.
URI: http://repositorio.unilab.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/887
Appears in Collections:Dissertação - Mestrado Interdisciplinar em Humanidades

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO PAULO GARCIA - VERSÃO FINAL.pdf2018_pcagarcia.pdf1,58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.