Please use this identifier to cite or link to this item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/938
Title: Conhecimento sobre o câncer de mama a partir da avaliação de estudantes do ensino médio em uma escola pública do município de São Francisco do Conde - BA
Authors: Almeida, Michele Santana Pacheco de
Silva, Vânia de Santana
Silva, Itaciara de Oliveira do Carmo da
Esquivel, Deivid Silva de Araújo
Santos, Ana Paula do Carmo
Nepomuceno, Francisco Washington Araújo Barros
Ribeiro Júnior, Howard Lopes
Keywords: Educação de Jovens e Adultos - São Francisco do Conde (BA)
Mamas - Câncer - Prevenção
Issue Date: 19-Jul-2014
Citation: ALMEIDA, M. S. P. et al. (2014)
Abstract: O câncer de mama consiste em um tumor maligno que se desenvolve no tecido mamário, consistindo na neoplasia que mais conduz a morte de mulheres no Brasil e no mundo. O presente trabalho buscou avaliar o conhecimento que as estudantes da Educação de Jovens e Adultos no Ensino Médio, de uma escola pública do município de São Francisco do Conde, na Bahia, apresentam sobre conceitos e medidas preventivas acerca do câncer de mama. A pesquisa se desenvolveu mediante um estudo exploratório do tipo descritivo, quantitativo com base em um questionário avaliativo, aplicado a uma população constituída por mulheres com a faixa etária entre 18 e 70 anos. A coleta de dados foi realizada com 124 mulheres que se disponibilizaram em responder um questionário com perguntas abertas e fechadas sobre questões relacionadas a variáveis associadas a fatores preventivos ao câncer de mama; descrição das variáveis associadas aos fatores de risco ao acometimento do câncer de mama e descrição das variáveis relacionadas às campanhas municipais de prevenção ao câncer de mama. Os principais resultados indicaram que: 57,8% das mulheres entrevistadas conhecem o autoexame das mamas, entretanto 67,2% não realizam; na consulta com o ginecologista, 58,3% responderam que o médico não realiza o exame das mamas; quanto às campanhas de prevenção ao câncer de mama, 98,4% consideram importante as campanhas de prevenção, entretanto, 59,1% participam raramente participam destas campanhas e, por fim, 80,6 % da mulheres avaliadas acham que falta orientação para prevenção do câncer de mama nos postos de saúde municipais. A partir do presente estudo, foi possível ser constatado que as informações e orientações quanto às ações de prevenção ao câncer de mama na saúde pública do referido munícipio tem sido pouco efetivas, necessitando, portanto, de uma intensificação das atividades desenvolvidas pelos profissionais de saúde que atuam nas atividades relacionadas à saúde da mulher.
Description: ALMEIDA, Michele Santana Pacheco de et al. Conhecimento sobre o câncer de mama a partir da avaliação de estudantes do ensino médio em uma escola pública do município de São Francisco do Conde - BA. 2014. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão em Saúde) - Instituto de Educação a Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2014.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/938
Appears in Collections:Artigo - Especialização em Gestão em Saúde

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_arti_asantos.pdf276,79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.