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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1034
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Gomes, Antonio | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-23T15:50:44Z | - |
dc.date.available | 2019-01-23T15:50:44Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, A. (2017) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1034 | - |
dc.description | GOMES, Antonio. Qualidade no ensino: uma análise da política de educação básica do Timor Leste. 2017. 67 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | A política educacional é uma política social que tem por propósito garantir aos cidadãos o acesso á educação, um direito fundamental e, no caso do Timor-leste constitucionalmente estabelecido. O sistema educacional compreende um conjunto coordenado de agentes educacionais, que se empenham no processo de planejamento de política pedagógica, de maneira inclusiva. Desde sua independência em 2002 o Timor-Leste se deparou com uma série de questões principalmente com os problemas relacionados à área da educação. A partir de então, o Estado elaborou um primeiro plano estratégico de desenvolvimento que visava à melhoria de vida do seu povo, dando atenção principalmente ao sistema de educação. Suas metas, porém, não foram alcançadas por uma série razões. Em 2001, foi elaborado o segundo plano estratégico, com a participação popular, tendo este, também, estabelecido metas para área da educação básica. Dele derivou um documento que se dedicava apenas a esse setor. O objetivo desta pesquisa é analisar o Plano Estratégico Nacional de Educação (2011-2030), sobretudo as metas previstas para a ampliação do acesso, o aperfeiçoamento do fluxo escolar e a avaliação do ensino em Timor-leste, examinando minuciosamente se as ações desenhadas no plano conseguirão atingir as metas estabelecidas ou não. Para alcançar tal objetivo, o trabalho adotou como abordagem teórico-metodológica a chamada análise de políticas públicas conforme sugerido por Leonardo Secchi (2013; 2016) e Farta Farah (2011; 2016). O trabalho foi inspirado pela discussão das teorias de políticas públicas e políticas de educação, revelando as ideias dos atores acadêmicos sobre os indicadores de qualidade do ensino. Os resultados da pesquisa revelam que o sistema de educação timorense deve seguir alguns caminhos que poderão contribuir para a qualidade do ensino no país, tais como: a coordenação entre agentes governamentais, efetividade do sistema do governo (municipalização), melhoria no acesso e fluxo do ensino através da integridade dos indicadores de avaliação (avaliação nacional e local). Nas considerações finais foram sugeridos temas para futuras pesquisas para melhorar outras questões não abordadas no presente trabalho. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Timor Leste - História | pt_BR |
dc.subject | Timor Leste – Educação | pt_BR |
dc.title | Qualidade no ensino | pt_BR |
dc.title.alternative | uma análise da política de educação básica do Timor Leste | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias - Administração Pública Presencial |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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