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dc.contributor.authorLima, Francisco Andson da Paz-
dc.date.accessioned2019-01-23T17:26:47Z-
dc.date.available2019-01-23T17:26:47Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationLIMA, F. A. P. (2017)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1041-
dc.descriptionLIMA, Francisco Andson da Paz. A utilização do Facebook como ferramenta de marketing: estudo de caso da assessoria de comunicação da Unilab. 2017. 76 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2017.pt_BR
dc.description.abstractAs redes sociais, em especial o Facebook, transformou o modo de pensar e fazer marketing, especialmente, o marketing digital. É factível afirmar que o marketing digital é um meio que facilita, intensifica e melhora as comunicações organizacionais e o seu network, ainda que não tenhamos muitas bibliografias aceitas na academia. Neste sentido, este trabalho ganha em importância, ainda que não pretende esgotar a abordagem sobre o assunto, que evolui na mesma velocidade da inovação tecnológica. No serviço público, em especial na Assessoria de Comunicação (ASSECOM) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Unilab, a utilização do web marketing e da new media são fundamentais, devido a flexibilidade na prestação do serviço, o baixo custo e, especialmente, a sua capacidade de abranger toda a comunidade acadêmica, fazendo com que a comunicação seja efetiva. Este trabalho procura compreender as bases teóricas e metodológicas adotadas pela ASSECOM, sua aplicabilidade, especificidades, funcionalidades e, por fim, criar um modelo empírico conceitual do fluxo de informação da comunicação na rede social Facebook. É fundamental entender que a questão da pesquisa é responder como acontece a comunicação e divulgação das informações via o marketing da instituição, utilizando a rede social Facebook. O trabalho está dividido em duas etapas: a primeira compreende a revisão da literatura e uma análise cronológica do Facebook da instituição; a segunda, o recolhimento de informações em endereços eletrônicos e análises de documentos internos da ASSECOM, além de realizações de entrevistas e aplicações de questionários. Do ponto de vista metodológico a estratégia de investigação utilizada foi o estudo de caso com um paradigma construtivista, mantendo uma abordagem qualitativa em uma pesquisa exploratória. Percebeu-se, portanto, que o Facebook presta assistência ao público; atua com campanhas e promove o fluxo de informação na rede social, além da publicidade direta que facilita a comunicação integrada de marketing e fortalece a imagem da universidade. Como conclusão é possível afirmar que a utilização do Facebook é indispensável para a comunicação da Unilab com os seus diversos públicos e no auxílio às tomadas de decisões dos gestores. Neste sentido, como resultado do trabalho, é apresentado um modelo que pretende racionalizar o fluxo da comunicação com base nas mídias sociais e no marketing digital.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectMarketing digital - facebook.pt_BR
dc.subjectAssessoria de comunicação - Unilabpt_BR
dc.subjectcomunicações digitaispt_BR
dc.titleA utilização do Facebook como ferramenta de marketingpt_BR
dc.title.alternativeestudo de caso da assessoria de comunicação da Unilabpt_BR
dc.typeMonographpt_BR
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