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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1093
Título: | Comprometimento organizacional dos servidores em uma instituição pública de ensino médio do maciço de Baturité |
Autor(es): | Lima, Antonio Wesley Tiodósio farias, Francisco André Lima Souza, Marcio Fernandes de |
Palavras-chave: | Serviço público - Brasil Educação |
Data do documento: | 2017 |
Citação: | LIMA, A. W. T.; FARIAS, F. A. L.; SOUZA, M. F. (2017) |
Resumo: | O presente trabalho, intitulado “Comprometimento Organizacional dos Servidores em uma Instituição Pública de Ensino Médio do Maciço de Baturité” trata-se de uma iniciativa que objetiva verificar o nível de comprometimento organizacional dos servidores. Efetuado por constantes leituras de artigos e livros, visitas in loco e uma pesquisa de campo aplicada com 10 funcionários dessa instituição, utilizando a Escala de Bases do Comprometimento Organizacional (EBACO). A pesquisa realizada é caracterizada como qualitativa, bibliográfica, de campo, exploratória e descritiva. Esse estudo resultou na perfeita amostragem da origem das problemáticas vivenciadas pela instituição pública. Como resultado obteve-se um alto comprometimento para as bases Afetiva e Obrigação pelo desempenho; um baixo comprometimento para a base Escassez de alternativas; um comprometimento acima da média para a base Obrigação em permanecer e para a base Afiliativa; comprometimento abaixo da média para a base Falta de recompensas e oportunidades e para a base Linha consistente de atividade. A falta de comprometimento indicadas por algumas bases da EBACO, permitiu um diagnóstico e um posterior trabalho de melhorias nos níveis de comprometimento dos servidores. Por fim, este estudo direciona-se àqueles que almejam conhecer um pouco mais sobre a temática e, sobretudo àqueles que buscam uma sociedade justa e igualitária traçada na maestria do serviço público. |
Descrição: | LIMA, Antonio Wesley Tiodósio; FARIAS, Francisco André Lima; SOUZA, Marcio Fernandes de. Comprometimento organizacional dos servidores em uma instituição pública de ensino médio do maciço de Baturité. 2017. 37 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2017 |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1093 |
Aparece nas coleções: | Monografias (Administração Pública - EAD) |
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