Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1102
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFernandes, Danilo Pereira-
dc.contributor.authorSouza, Silvio dos Santos-
dc.contributor.authorSilva, Simone Sousa Ferreira da-
dc.contributor.authorFreitas,Tatiane Alves de-
dc.date.accessioned2019-01-28T18:25:26Z-
dc.date.available2019-01-28T18:25:26Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationFERNADES, D. P.; SOUZA, S. S.; SILVA, S. S. F.; FREITAS, A. (2017)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1102-
dc.descriptionFERNANDES, Danilo Pereira; SOUZA, Silvio dos Santos; SILVA, Simone Sousa Ferreira da, FREITAS, Tatiane Alves de. A eficiência da gestão pública escolar na era das TIC: estudo de caso realizado nas escolas municipais de ensino fundamental do município de Piquet Carneiro - CE. 2017. 50 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Piquet Carneiro-Ceará, 2017pt_BR
dc.description.abstractA administração pública, responsável pela gerência de várias áreas da sociedade através do poder do Estado em benefício do interesse público, tem como um de seus princípios a eficiência, princípio norteador deste trabalho, que por meio de um estudo de caso, objetiva identificar de que forma as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) promovem a eficiência na gestão escolar do município de Piquet Carneiro. Para isso, os instrumentos de coleta de dados utilizados, nos quais se sobressai a análise qualitativa dos dados, foram entrevistas direcionadas à secretária municipal de educação e cultura, ao setor de inspeção escolar da secretaria e também aos gestores das escolas municipais de ensino fundamental. Os resultados mostram que as tecnologias da informação e comunicação promovem apenas parcialmente a eficiência na gestão pública escolar do município, prevalecendo ainda, na maioria das escolas a realização manual de processos que já podem ser realizados de forma informatizada, além da necessidade de capacitação dos servidores que lidam com ferramentas tecnológicas objetivando aprimorar sua abordagem em relação às TIC. O trabalho evidencia a importância da capacitação para utilização das TIC na esfera da Administração Pública, nesse caso, especificamente a Gestão Pública Escolar, onde quando devidamente utilizadas, estas ferramentas atuam como facilitadoras da promoção da eficiência nas atividades meio, ou seja, a parte operacional da gestão das escolas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGestão públicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTecnologias de informação e comunicaçãopt_BR
dc.titleA eficiência da gestão pública escolar na era das TICpt_BR
dc.title.alternativeestudo de caso realizado nas escolas municipais de ensino fundamental do município de Piquet Carneiro - CEpt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografias (Administração Pública - EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERNANDES, Danilo Pereira; SOUZA, Silvio dos Santos; SILVA, Simone Sousa Ferreira da, FREITAS, Tatiane Alves de.pdf2017_mono_dpfernandes;sssouza;ssfsilva;tafreitas.pdf809,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.