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dc.contributor.authorSousa, Elisangela Mendes de Araújo-
dc.contributor.authorFortunato, Galdiana da Silva Caetano-
dc.date.accessioned2019-01-29T17:23:21Z-
dc.date.available2019-01-29T17:23:21Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSOUSA, E. M. A.; FORTUNATO, G. S. C. (2017)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1110-
dc.descriptionSOUSA, Elisangela Mendes de Araújo; FORTUNATO, Galdiana da Silva Caetano. Evasão na educação a distância do ensino superior: um estudo de caso do curso de bacharelado em administração pública da UNILAB. 2017. 58 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2017.pt_BR
dc.description.abstractA evasão é um problema que acarreta desperdício de dinheiro público e falta de retorno social para os alunos e a sociedade como um todo. Somente esses motivos já são suficientes para que pesquisadores e gestores públicos tenham interesse em estudar a problemática e buscar melhorias para o processo de ensino e gestão, de forma a minimizar os índices de evasão nos cursos a distância. O objetivo da presente pesquisa é analisar as causas da evasão dos acadêmicos da primeira turma do curso de graduação em Administração Pública da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – Unilab. A Unilab está instalada no Maciço de Baturité, sendo a segunda universidade federal no Estado do Ceará. As atividades estão distribuídas em quatro campi: Campus da Liberdade e Campus das Auroras, em Redenção (CE), Campus dos Palmares, em Acarape (CE) e Campus dos Malês, em São Francisco do Conde (BA). O universo da pesquisa são os alunos evadidos da primeira turma do curso de Bacharelado em Administração Pública a distância do Campus da Liberdade, no período do primeiro semestre do ano de 2013 até o segundo semestre do ano de 2015. A abordagem metodológica utilizada é de pesquisa bibliográfica, documental, descritiva, exploratória e estudo de caso de natureza quanti-qualitativa. Identificou-se uma população de 39 alunos evadidos (até o 6º semestre), representando 39% do total de ingressantes no curso. Com base na coleta de dados constatou-se o seguinte perfil dos alunos evadidos: 50% são do sexo masculino e 50% do sexo feminino, 50% da amostra têm de 29 a 39 anos e estado civil casado. O maior percentual (38,9%) tem curso superior completo. A maioria (55,6%) trabalha em instituição pública com 1 a 5 anos de serviço (61,1%). Na análise de conteúdo das respostas dos alunos as questões abertas, observou-se que vários fatores motivaram a evasão dos alunos, tais como: dificuldades de conciliar estudo, trabalho e família; falta de adaptação da metodologia de ensino a distância; falta de identificação com o curso e com as disciplinas que envolvem cálculos; problemas de saúde; mudança de endereço e falta de retorno por parte da Instituição. E por fim, propõem-se possíveis soluções para o problema, por meio da aplicação da metodologia MASP.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.titleEvasão na educação a distância do ensino superiorpt_BR
dc.title.alternativeum estudo de caso do curso de bacharelado em administração pública da UNILABpt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografias (Administração Pública - EAD)

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