Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1148
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Maria Isenilda Querino de-
dc.date.accessioned2019-01-31T16:00:23Z-
dc.date.available2019-01-31T16:00:23Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSOUSA, M. I. Q. (2017)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1148-
dc.descriptionSOUSA, Maria Isenilda Querino de. A gestão escolar e o comprometimento docente: Um Estudo de Caso em uma Escola de Ensino Fundamental do Município de Aracati-CE. 2017. 47 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Aracati-Ceara, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo Identificar os problemas gerenciais e analisar os fatores que têm prejudicado o comprometimento do corpo docente de uma Instituição Pública de Ensino Fundamental. A pesquisa de campo foi realizada através de uma análise qualitativa e descritiva por meio de uma entrevista semiestruturada e a aplicação de um questionário simples com perguntas fechadas para avaliar a predominância e intensidade das dimensões do comprometimento organizacional entre os servidores da instituição. A mesma foi caracterizada como sendo um estudo de caso simples, por ter sido delimitada em uma única unidade de análise, a mesma teve como sujeito de estudo a gestora e o corpo docente da referida escola. Para coleta de dados utilizou-se como instrumento a pesquisa bibliográfica, uma pesquisa documental por meio de relatórios gerenciais, arquivos de registros funcionais e observação direta em documentos referente à organização. Os resultados evidenciam que apesar da gestora ter formação na área de atuação, vem encontrando dificuldades para lidar com problemas relacionados ao comprometimento. O estudo revela um baixo nível de comprometimento afetivo e normativo e um nível bastante elevado de comprometimento instrumental entre o corpo docente. Essa falta de afetividade pela organização tende a leva-los à falta de interesse e entusiasmo no desenvolvimento de suas atividades.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGestão Escolarpt_BR
dc.subjectcomprometimento docentept_BR
dc.subjectanálisept_BR
dc.titleA gestão escolar e o comprometimento docentept_BR
dc.title.alternativeUm Estudo de Caso em uma Escola de Ensino Fundamental do Município de Aracati-CEpt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografias (Administração Pública - EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SOUSA, Maria Isenilda Querino de.pdf2017_mono_miqsousa.pdf782,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.