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dc.contributor.authorSilva, Regilberto José-
dc.date.accessioned2019-02-05T12:06:22Z-
dc.date.available2019-02-05T12:06:22Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSILVA, R. J. (2018)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1168-
dc.descriptionSILVA, Regilberto José. Gestão por processos na educação do estado do Ceará: um estudo de caso sobre o fluxo atual de pagamentos de contratos da alimentação escolar. 2018. 45 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2018.pt_BR
dc.description.abstractA Gestão por Processos na Educação é um tema pouco explorado nos meios acadêmicos. Este artigo procura abordar esse tema com o propósito de elevar essa discussão na educação do estado do Ceará, já que passa por uma dinâmica de implantação do modelo de Gestão para Resultados em todas as suas secretarias, conforme Acordo de Resultados N.º 05 de julho de 2017. Para tanto, partindo da ideia de que a parte constitui o todo num processo de indução, avaliou-se o fluxo de pagamento de contrato da alimentação escolar para a compreensão de como acontece a implantação da Gestão por Processos nas escolas do estado do Ceará. Diante disso, destacaram-se os seguintes objetivos específicos: descrever e analisar o fluxo, mapeá-lo e apontar os seus ganhos e limites. Para ratificar esses objetivos, o método utilizado foi um estudo de caso único e a pesquisa é descritiva e bibliográfica, sendo a coleta dos dados através de relato de experiência escrito, observa direta e análise de documentos. Os autores fundamentais para consolidar a temática, a análise e o método foram Araújo (2011), Jacobsen; Neto (2012), Prado Júnior (2013), Azevedo (2017) e Yin (2001). Em remate, constatou-se que o fluxo não apresenta falhas ou gargalos em seus processos, mas que há interferências externas e latentes em determinadas etapas como na etapa 11, podendo causar atrasos na merenda escolar. Um ponto da pesquisa de destaque foi a confecção do organograma. Essa ferramenta vai ser muito útil na gestão escolar por favorecer uma visão específica de cada setor da escola e os seus responsáveis. Além disso, a confecção do fluxograma potencializou a visualização ampla e horizontal dos gestores sobre o fluxo, favorecendo dinâmicas de proatividade nas ações do técnico responsável pelas tarefas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectGestão por Processospt_BR
dc.subjectFluxo de Pagamento de Contratos da Alimentação Escolarpt_BR
dc.titleGestão por processos na educação do estado do Cearápt_BR
dc.title.alternativeum estudo de caso sobre o fluxo atual de pagamentos de contratos da alimentação escolarpt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografias (Administração Pública - EAD)

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