Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1176
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Alexandre Soares-
dc.date.accessioned2019-02-11T16:41:43Z-
dc.date.available2019-02-11T16:41:43Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSOUZA, A. S. (2015)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1176-
dc.descriptionSOUZA, Alexandre Soares. Música popular brasileira: reflexões sobre o desenvolvimento da percepção por meio das letras musicais. 2015. 53 f. TCC (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo abordar a música popular brasileira e discutir algumas de suas funções despertadas pelas letras, especialmente sua capacidade de ampliar a percepção dos sujeitos sobre a realidade a sua volta. Para tanto, o trabalho combina pesquisa histórica, sociológica e filosófica sobre a música popular no Brasil e busca formular modelos para se pensar o fenômeno da canção de sucesso e sua relação com a formação dos sujeitos, dando um enfoque à circunstância sociocultural do nordeste do Brasil, especialmente ao fenômeno do paredão. O que se quer é tanto pensar a música como meio de formação de sujeitos preparados para lidar com o mundo circundante, quanto a necessidade de uma educação para música na escola, indagando se ela cumpre um papel no desenvolvimento da sensibilidade dos sujeitos e no enriquecimento de sua formação. Assim nos perguntamos: a letra musical é capaz de influenciar os sujeitos na sua forma de ver o mundo? A letra musical que não vulzariza a mulher brasileira e não faz apologias exacerbadas ao consumismo é mais genuína pois leva os sujeitos a uma percepção mais aguda das coisas ao seu redor? A música de sucesso, promovida pela maquinaria da indústria cultural, é realmente nociva quanto ao desenvolvimento da percepção? Como se dá essa relanção entre música e formação dos sujeitos? A música é necessária na escola? É isso o que buscamos elucidar ao longo da pesquisa.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMúsica popular - Brasil - História e críticapt_BR
dc.titleMúsica popular brasileirapt_BR
dc.title.alternativereflexões sobre o desenvolvimento da percepção por meio das letras musicaispt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografia - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alexandre Soares Souza.pdf2015_mono_assouza.pdf799,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.