Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1176
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Alexandre Soares | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-11T16:41:43Z | - |
dc.date.available | 2019-02-11T16:41:43Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, A. S. (2015) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1176 | - |
dc.description | SOUZA, Alexandre Soares. Música popular brasileira: reflexões sobre o desenvolvimento da percepção por meio das letras musicais. 2015. 53 f. TCC (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo abordar a música popular brasileira e discutir algumas de suas funções despertadas pelas letras, especialmente sua capacidade de ampliar a percepção dos sujeitos sobre a realidade a sua volta. Para tanto, o trabalho combina pesquisa histórica, sociológica e filosófica sobre a música popular no Brasil e busca formular modelos para se pensar o fenômeno da canção de sucesso e sua relação com a formação dos sujeitos, dando um enfoque à circunstância sociocultural do nordeste do Brasil, especialmente ao fenômeno do paredão. O que se quer é tanto pensar a música como meio de formação de sujeitos preparados para lidar com o mundo circundante, quanto a necessidade de uma educação para música na escola, indagando se ela cumpre um papel no desenvolvimento da sensibilidade dos sujeitos e no enriquecimento de sua formação. Assim nos perguntamos: a letra musical é capaz de influenciar os sujeitos na sua forma de ver o mundo? A letra musical que não vulzariza a mulher brasileira e não faz apologias exacerbadas ao consumismo é mais genuína pois leva os sujeitos a uma percepção mais aguda das coisas ao seu redor? A música de sucesso, promovida pela maquinaria da indústria cultural, é realmente nociva quanto ao desenvolvimento da percepção? Como se dá essa relanção entre música e formação dos sujeitos? A música é necessária na escola? É isso o que buscamos elucidar ao longo da pesquisa. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Música popular - Brasil - História e crítica | pt_BR |
dc.title | Música popular brasileira | pt_BR |
dc.title.alternative | reflexões sobre o desenvolvimento da percepção por meio das letras musicais | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Alexandre Soares Souza.pdf | 2015_mono_assouza.pdf | 799,68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.