Please use this identifier to cite or link to this item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1203
Title: Galileu e a crítica ao princípio de autoridade na carta à Grã-duquesa Cristina de Lorena
Other Titles: sobre a interferência religiosa na pesquisa científica
Authors: Souza, Francisco Antonio de
Keywords: Ciência
Epistemologia
Galileu Galilei 1564 – 1642
Issue Date: 2015
Citation: SOUZA, F. A. de (2015)
Abstract: O presente trabalho tem como foco central uma breve análise da Carta à Grã-duquesa Cristina de Lorena (1615), em que Galileu defende a compatibilidade do sistema de Copérnico com a Bíblia e questiona os limites de aplicação do princípio da autoridade da teologia sobre a filosofia natural. Esta carta contém elementos que estarão presentes no conhecido caso Galileu Galilei (1632-1633), no qual a Igreja Católica, por sua centralidade e influência exercida no período (século XVII), ainda se utilizava de sua autoridade religiosa, política e social para circunscrever e orientar a ciência da época. Como cientista, mesmo não opondo-se abertamente a tal autoridade, Galileu propõe, fundamentado no heliocentrismo copernicano, uma revisão na cosmologia e epistemologia tradicionais, de forma que ciência e religião passssasem a ser tratadas de forma livre e distinta uma da outra, o que só ocorreu posteriormente a Galileu e se configurou apenas contemporaneamente.
Description: SOUZA, Francisco Antonio de. Galileu e a crítica ao princípio de autoridade na carta à grã-duquesa Cristina de Lorena: sobre a interferência religiosa na pesquisa científica. 2015. 32 f. TCC (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2015.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1203
Appears in Collections:Monografia - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_mono_fasouza.pdf2015_mono_fasouza.pdf554,52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.