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dc.contributor.authorFati, Calilo-
dc.date.accessioned2019-02-18T17:02:55Z-
dc.date.available2019-02-18T17:02:55Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationFATI, C. (2016)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1255-
dc.descriptionFATI, Calilo. A educação básica e a luta de libertação na Guiné-Bissau 1963 - 1980. 2016. 44 f. TCC (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO presente Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) intitulado A Educação Básica e a Luta de Libertação na Guiné-Bissau (1963-1980), foi desenvolvido durante o meu estudo no curso de Bacharelado em Humanidade (BHU) no Instituto de Humanidades e Letras – IHL da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). O nosso objetivo aqui, trata-se de conhecer a educação básica a partir do contexto de luta de libertação nacional e após a independência, isto é, entre (1963 – 1980). No que concerne aos objetivos específicos, em primeiro lugar, procuramos conhecer a partir de um breve apanhado histórico sobre a educação pré-colonial; em segundo lugar, analisar a estrutura e desdobramentos do sistema da educação colonial portuguesa na Guiné e por último, buscamos analisar os avanços e desafios do sistema educativo guineense no período após a independência nacional entre (1973 – 1980) a partir da concepção política do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC). O procedimento teórico - metodológico que utilizamos para a redação deste trabalho deu-se por meio da pesquisa bibliografica através de leituras de livros, teses, dissertações, artigos que tem debruçado sobre essa temática sobretudo Cabral, (1976); Freire, (1978, 2011); Furtado, (2005); Semedo, (2006); CÁ, (2008, 2010); Kodjo & Chanaiwa, (2010); Habte & Wagaw, (2010); Silva, (2010); Villen, (2013) e entre outros. Conluios que, o período foi marcado, pontuamos, com antagonismo político interno entre os dirigentes na matéria de governação do país. Ainda assim, as autoridades educativas com poucas condições que teve no período analisado conseguiu amenizar o problema da educação básica em relação a época pré-colonial e colonial, assim, obtendo, em nossa avaliação, resultados bastante significativos se considerarmos os cenários político e social da Guiné-Bissau ao longo da sua história.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGuiné-Bissaupt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectColonização portuguesapt_BR
dc.subjectLuta de libertação nacionalpt_BR
dc.titleA educação básica e a luta de libertação na Guiné-Bissau 1963 - 1980pt_BR
dc.typeMonographpt_BR
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