Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1383
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Ednairam Grigorio da | - |
dc.contributor.author | Alves, Julimar Lima | - |
dc.contributor.author | Silva, Laise dos Santos da | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Nelia de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Conceição, Rosane da Anunciação | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-12T12:35:44Z | - |
dc.date.available | 2019-04-12T12:35:44Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-12 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, E. G. et al. (2015) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1383 | - |
dc.description | SILVA, Ednairam Grigorio da et al. A literatura como ferramenta para o trabalho étnico-racial na Escola Arlete Magalhães. 2015. 11 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Aperfeiçoamento UNIAFRO - Políticas de Igualdade Racial no Ambiente Escolar) - Instituto de Educação a Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abordar questões que envolvem racismo, preconceito e cor, em sala de aula é uma tarefa complexa, necessitando, por parte do professor, conhecimento para exploração do tema. Nesse sentido, este artigo, propõe-se a analisar o papel da literatura como meio de discutir questões relacionadas à identidade étnico-racial em sala de aula. Nessa perspectiva, a literatura pode ser vista como um caminho que permite a discussão desses temas, considerando a formação dos sujeitos e visando à construção de projeto de sociedade em que todos se sintam encorajados e reconhecidos. A intervenção aqui apresentada aconteceu em uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental I, da Escola Municipal Arlete Magalhães, da cidade de São Francisco do Conde, no Estado da Bahia. Para tanto, foi utilizada um método interventivo tendo o conto “Menina Bonita do Laço de Fita” como recurso para tratar de questões relacionadas às diferenças, valorizando a diversidade. Espera-se que este estudo possa ser um referencial para outras escolas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação na Literatura | pt_BR |
dc.subject | Escola Municipal Arlete Magalhães | pt_BR |
dc.subject | Racismo na Educação - São Francisco do Conde (BA) | pt_BR |
dc.subject | Relações étnicas - Educação - São Francisco do Conde (BA) | pt_BR |
dc.title | A literatura como ferramenta para o trabalho étnico-racial na Escola Arlete Magalhães | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos - Aperfeiçoamento em Políticas de Igualdade Racial no Ambiente Escolar - Uniafro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_arti_esilva.pdf | 2015_arti_esilva.pdf | 118,66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.