Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1462
Título: Cosmologia ameríndia: uma crítica ao antropocentrismo
Autor(es): Monteiro, Ana Paula Rodrigues
Palavras-chave: Antropocentrismo
Cosmologia indígena
Perspectivismo ameríndio
Data do documento: 29-Mar-2019
Citação: MONTEIRO, A. P. R. (2019)
Resumo: O presente artigo é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades - UNILAB. A problemática central consiste na investigação inicial do antropocentrismo como um dos elementos centrais da cosmologia ocidental e de suas bases na Filosofia Moderna. Após uma exposição de cosmologias não antropocêntricas, é apresentada a cosmologia Ameríndia a partir de Eduardo Viveiros de Castro, com o Perspectivismo Ameríndio. Dada a apresentação, a proposta é pensar na Perspectiva Ameríndia como uma corrente do Bem-Viver, sendo assim, como um pensamento alternativo ao antropocentrismo ocidental. O convite é pensar além da cosmologia antropocêntrica.
Descrição: MONTEIRO, Ana Paula Rodrigues. Cosmologia ameríndia: uma crítica ao antropocentrismo. 2019. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Humanidades) - Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2019.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1462
Aparece nas coleções:Artigos - Bacharelado em Humanidades (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_arti_anamonteiro.pdf283,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.