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dc.contributor.authorBernardo, Aline Rodrigues Cordeiro-
dc.date.accessioned2019-10-09T16:38:52Z-
dc.date.available2019-10-09T16:38:52Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationBERNARDO, A. R. C. (2018)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1515-
dc.descriptionBERNARDO, Aline Rodrigues Cordeiro. Democratização do ensino superior:: a implementação das cotas sociais e raciais na Universidade Federal do Ceará. 2018. 40 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Gestão Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa analisou a implementação da Lei 12.711/2012, que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio, no âmbito da Universidade Federal do Ceará. Para tanto se buscou apresentar a trajetória do acesso ao ensino superior no país, analisar os aspectos da Lei nº 12.711/2012, identificar as demandas que surgiram a partir da implementação da Lei e as possíveis dificuldades e superações durante o processo de implementação. A pesquisa, de cunho qualitativo, utilizou como procedimentos metodológicos o levantamento e a análise de bibliografia pertinente à política de cotas raciais e sociais no Brasil, bem como a legislação vigente e adotou-se como instrumento de coleta de dados a entrevista, composta por perguntas semiestruturadas, de forma a propiciar uma maior facilidade aos sujeitos para falar sobre o que lhes foi proposto. Como resultado, foram identificadas as demandas que surgiram a partir da implementação da Lei e as possíveis dificuldades e superações durante o processo de implementação das cotas na universidade investigada. Destaca-se ainda que a implementação da Lei das Cotas surge como instrumento de inclusão das minorias ao acesso a uma Instituição de ensino superior pública e de qualidade, constituindo-se como medida compensatória das distorções históricas marcadas pelo desequilíbrio entre grupos sociais.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino superior - Brasilpt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Ceará - UFCpt_BR
dc.subjectPolítica de cotaspt_BR
dc.titleDemocratização do ensino superior: a implementação das cotas sociais e raciais na universidade federal do Cearápt_BR
dc.typeMonographpt_BR
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