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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1539
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Santos, Ana Cristina de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-17T12:19:43Z | - |
dc.date.available | 2019-10-17T12:19:43Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, A. C. S. (2018) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1539 | - |
dc.description | SANTOS, Ana Cristina de Sousa. As relações sociais da violência sob a ótica dos estudantes da EEFM João Nogueira Jucá. 2017. 66 f. Monografia(Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades, Instituto de Humanidaes e Letras-IHL, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho busca caracterizar e conceituar as múltiplas formas de manifestação da violência no ambiente escolar. Identificando as relações sociais da violência através da percepção dos estudantes sobre este fenômeno e de como ela interfere no seu ambiente escolar e em seu cotidiano. Para compreender esse fenômeno foram utilizados referenciais bibliográficos sobre a temática da pesquisa que possibilitou suporte teórico para a discussão a respeito da violência e suas configurações. A pesquisa de campo foi realizada na escola EEFM João Nogueira Jucá, localizada no bairro da Sapiranga na periferia de Fortaleza-CE, sendo a única escola de ensino médio que abrange jovens de mais de 5 comunidades, cercadas por pontos de tráficos e marcada pela disputa desses territórios. A pesquisa de campo possibilitou o fornecimento de dados necessários para compreender como os estudantes dessa instituição se sentiam afetados pela violência. A pesquisa apresentada nesse trabalho é fundamentada nos registros transcritos do grupo focal e do questionário. Os resultados obtidos serão apresentados a partir da análise de dados qualitativos e quantitativos, na intenção de explicar a realidade social dos estudantes pesquisados, através de uma análise de dados, buscando compreender como os participantes enxergam a violência no ambiente escolar, e, portanto, de como eles sentem-se afetados (ou não) por ela. O intuito desse trabalho não foi culpar ou atribuir a escola e os sujeitos que a representam (gestores, professores e demais funcionários), pela disseminação de qualquer tipo de violência mas, compreender como ela se manifesta na realidade dos estudantes, e como eles a percebem. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Violência na escola - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Violência escolar | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa de campo | pt_BR |
dc.title | As relações sociais da violência sob a ótica dos estudantes da EEFM João Nogueira Jucá | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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ANA CRISTINA DE SOUSA SANTOS TCC.pdf | 2017_mono_acssantos.pdf | 1,57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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