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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1615
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Pinto, Ariana de Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-31T15:48:05Z | - |
dc.date.available | 2019-10-31T15:48:05Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | PINTO, A. A. (2018) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1615 | - |
dc.description | PINTO, Ariana de Almeida. Alfabetização e Letramento em Língua Portuguesa em Guiné-Bissau: uma análise de livros didáticos de 1ª e 3ª classe/série. 2018. 32 f. Artigo(Graduação) - Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa, Instituto de Humanidades e Letras-ihl, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como tema alfabetização e letramento na GuinéBissau, repensando o ensino da língua escrita. O estudo contempla os alunos de 1ª classe/série e 3ª classe/série das escolas públicas e privadas. Procuramos analisar e refletir sobre os processos de alfabetização e letramento na educação básica de GuinéBissau com alunos das referidas séries. A metodologia que orientou este trabalho pode ser caracterizada como qualitativa e descritiva, pois buscamos descrever as atividades dos livros didáticos e sua eficácia para alfabetização e letramento destes alunos. Buscamos compreender os desafios que os alunos enfrentam e, assim, ajudar a estabelecer possibilidades para uma aprendizagem de qualidade. Depois da análise dos livros didáticos, concluiu-se que, além da falta de renovação no planejamento de ensino em Bissau, não temos materiais adequados que mostram a realidade do país para alfabetizar os alunos e procurar melhor estratégia de letramento dos mesmos. Os materiais analisados trazem atividades obsoletas e que apenas repetem o ensino tradicional de leitura e escrita na sala de aula, estes materiais não são adequados para desenvolver o letramento dos alunos e os professores seguem ensinando no modelo tradicional, voltado à gramática normativa, colocando os alunos para decorar regras, não os ajudando a refletir e construir o conhecimento. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Guiné-Bissau | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Livro Didático | pt_BR |
dc.title | Alfabetização e Letramento em Língua Portuguesa em Guiné-Bissau | pt_BR |
dc.title.alternative | uma análise de livros didáticos de 1ª e 3ª classe/série | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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ARIANA DE ALMEIDA PINTO TCC.pdf | 2018_art_aapinto.pdf | 1,43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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