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dc.contributor.authorPinheiro, Carlos Eduardo Silva-
dc.date.accessioned2019-12-09T12:37:39Z-
dc.date.available2019-12-09T12:37:39Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationPINHEIRO, C. E. S. (2017)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1644-
dc.descriptionPINHEIRO, Carlos Eduardo Silva. As não coincidências do dizer e seus efeitos persuasivos em artigos de popularização da ciência. 2017. 22 f. Artigo(Graduação) - Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa, Instituto de Humanidades e Letras - IHL, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2017.pt_BR
dc.description.abstractA partir dos estudos desenvolvidos no Grupo de Pesquisa em Linguística Textual (GELT/UNILAB) acerca da relação entre a teoria das Heterogeneidades Enunciativas (AUTHIER--REVUZ, 1990, 1998, 1999, 2004) e a Teoria da Argumentação no Discurso (TAD) (AMOSSY, 2017), este trabalho objetiva analisar as não coincidências do dizer, um tipo especial de heterogeneidade, como estratégias persuasivas em artigos de popularização da ciência publicados na revista Nova Escola. As não coincidências do dizer são formas reflexivas utilizadas no texto por uma inquietude crítica do locutor diante do seu próprio dizer. Nossa hipótese é de que essas marcas de reflexividade apontam para um fazer argumentativo do locutor em negociação com o interlocutor, que busca a expressão mais adequada à persuasão. As etapas da pesquisa foram assim definidas: a) localizamos os trechos com não coincidências do dizer e classificamos as marcas encontradas a partir da tipificação proposta em nosso estudo (não coincidências entre os discursos e não coincidências das palavras com os referentes) (BRITO, 2016); b) analisamos o contexto discursivo em que elas aparecem e interpretamos a que finalidade argumentativa elas se prestam. Consideramos que as não coincidências do dizer promovem uma modificação complexa da significação, pois apontam diretamente para o surgimento de uma exterioridade no fio do discurso e, portanto, assinalam um distanciamento protetor do locutor em relação a seu enunciado. Nesse sentido, as estratégias persuasivas variam conforme a posição assumida pelo locutor em seu texto, fazendo com que ele tenha que lidar com diferentes vozes para se proteger de julgamentos do interlocutor e se tornar, assim, mais persuasivo.pt_BR
dc.subjectHeterogeneidades enunciativaspt_BR
dc.subjectEstratégias persuasivaspt_BR
dc.subjectTeoria da argumentação no discursopt_BR
dc.titleAs não coincidências do dizer e seus efeitos persuasivos em artigos de popularização da ciênciapt_BR
dc.typeArticlept_BR
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