Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/185
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSilva, Luzyanne Maria da Silva-
dc.date.accessioned2016-08-23T13:04:23Z-
dc.date.available2016-08-23T13:04:23Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationSILVA, L. M. da (2014)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/185-
dc.descriptionSILVA, Luzyanne Maria da. O cabelo crespo e a trajetória escolar no processo de construção da identidade negra. 2014. 53 f. TCC (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2014.pt_BR
dc.description.abstractO Presente trabalho de conclusão de curso tem por objeto de estudo os dados obtidos por meio de uma pesquisa etnográfica realizada em duas instituições escolares na cidade de Redenção/CE. Dele emerge uma articulação entre a trajetória escolar e o processo de construção da identidade negra, pondo em foco a significação social do cabelo crespo e os sentidos que lhes são atribuídos dentro e fora do espaço escolar. A pesquisa se desenvolveu na Escola Estadual de Ensino Médio Camilo Brasiliense e a Escola Estadual de Educação Profissional Adolfo Ferreira de Sousa. Em cada escola foram entrevistadas dez adolescentes com cabelos crespos. Para a realização da etnografia, a observação participante e as entrevistas foram as técnicas utilizadas. O objetivo foi compreender, a partir de lembranças das adolescentes entrevistadas, como estas percebem o seu próprio cabelo e a relação estabelecida entre o cabelo crespo, a trajetória escolar e a identidade negra, constatar como esse processo de reconhecimento da identidade negra e das relações raciais incidem nos espaços escolhidos para o trabalho de pesquisa, além de observar como as instituições escolares vivenciam e dialogam com o processo de significação social do cabelo crespo. O entendimento desse contexto revela que as experiências vividas em torno do cabelo no ambiente escolar e na sociedade como um todo acontecem em meio a conflitos e contradições.pt_BR
dc.language.isoPortuguês (Brasil)pt_BR
dc.subjectCabelo - Cuidado e Higienept_BR
dc.subjectNegros - Identidade Racialpt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO cabelo crespo e a trajetória escolar no processo de construção da identidade negrapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece en las colecciones: Monografia - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Luzyanne Maria da Silva.pdf593,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.