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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/185
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Luzyanne Maria da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2016-08-23T13:04:23Z | - |
dc.date.available | 2016-08-23T13:04:23Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, L. M. da (2014) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/185 | - |
dc.description | SILVA, Luzyanne Maria da. O cabelo crespo e a trajetória escolar no processo de construção da identidade negra. 2014. 53 f. TCC (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Presente trabalho de conclusão de curso tem por objeto de estudo os dados obtidos por meio de uma pesquisa etnográfica realizada em duas instituições escolares na cidade de Redenção/CE. Dele emerge uma articulação entre a trajetória escolar e o processo de construção da identidade negra, pondo em foco a significação social do cabelo crespo e os sentidos que lhes são atribuídos dentro e fora do espaço escolar. A pesquisa se desenvolveu na Escola Estadual de Ensino Médio Camilo Brasiliense e a Escola Estadual de Educação Profissional Adolfo Ferreira de Sousa. Em cada escola foram entrevistadas dez adolescentes com cabelos crespos. Para a realização da etnografia, a observação participante e as entrevistas foram as técnicas utilizadas. O objetivo foi compreender, a partir de lembranças das adolescentes entrevistadas, como estas percebem o seu próprio cabelo e a relação estabelecida entre o cabelo crespo, a trajetória escolar e a identidade negra, constatar como esse processo de reconhecimento da identidade negra e das relações raciais incidem nos espaços escolhidos para o trabalho de pesquisa, além de observar como as instituições escolares vivenciam e dialogam com o processo de significação social do cabelo crespo. O entendimento desse contexto revela que as experiências vividas em torno do cabelo no ambiente escolar e na sociedade como um todo acontecem em meio a conflitos e contradições. | pt_BR |
dc.language.iso | Português (Brasil) | pt_BR |
dc.subject | Cabelo - Cuidado e Higiene | pt_BR |
dc.subject | Negros - Identidade Racial | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | O cabelo crespo e a trajetória escolar no processo de construção da identidade negra | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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