Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1942
Título: Potencial energético de um biogás produzido em reator UASB operando em escala real
Autor(es): Araújo, Anderson Barbosa
Palavras-chave: Biogás
Energia Renovável
Reator UASB
Potencial Energético
ETE
Data do documento: 2018
Citação: ARAÚJO, A. B. (2018)
Resumo: Mundialmente, as consequências do consumo desmedido de combustíveis fósseis culminaram na necessidade de prospecção de energia renovável, incluindo o reaproveitamento de biogás para geração de energia elétrica. Em se tratando do Brasil, a prioridade por tratamento de efluentes por reatores UASB (Upflow Anaerobic Sludge Blanket) tornou essa alternativa energética mais atrativa, já que um dos principais produtos desse método é um biogás de alto teor de metano e considerável poder calorífico. Dessa forma, com o intuito de avaliar o potencial energético da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Aracapé III, localizada no município de Fortaleza – CE e operada pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), nesse estudo foram realizadas análises laboratoriais e em campo quanto às concentrações de metano e demais constituintes do biogás produzido nos reatores dessa estação, bem como de alguns parâmetros físico-químicos do efluente, como DQO, e físicos da estação, como vazão de entrada, a fim de melhor monitorar a produção de biogás da ETE em questão. Os resultados mostraram que o biogás produzido conferiu autossuficiência para a ETE e ainda forneceu saldo energético a outros setores da companhia, uma vez que este apresentou taxas de metano de aproximadamente 76%.
Descrição: ARAÚJO, Anderson Barbosa. Potencial energético de um biogás produzido em reator UASB operando em escala real. 2018. 41 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Gestão de Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos, Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável - IEDS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1942
Aparece nas coleções:Monografias - Especialização em Gestão de Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDERSON BARBOSA ARAÚJO TCC.pdf2018_mono_abaraujo.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.