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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/194
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Souza, Mônica Lucélia de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2016-08-23T13:05:56Z | - |
dc.date.available | 2016-08-23T13:05:56Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, M. L. de O. (2015) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/194 | - |
dc.description | SOUZA, Mônica Lucélia de Oliveira. Reinterpretando a si e reescrevendo a história: a costa dos murmúrios, construção de narrador e subjetividade. 2015. 34 f. TCC (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo analisar, a partir da obra literária da escritora portuguesa Lídia Jorge, A costa dos murmúrios (2004), o papel e as transformações da voz feminina central do romance, a personagem Eva Lobo, contraponto a universalidade do discurso oficial português e a experiência identitária individual da personagem principal, por meio de manipulações de técnicas narrativas de construção de narradores. Para tanto, serão avaliados trabalhos teóricos de diversas áreas epistemológicas, tais como as propostas de Jans Brockmeier (2003), Luísa M. Cabeça de Campos (2003), Carlos Ceia (1998), Nelly N. Coelho (2004), Olga Iglesias (2007), Francisco Noa (1999), Gayatri Chakravorty Spivak (2010), entre outros. Intenciona-se, por fim, avaliar a hipótese de uma problematização de um processo de reescrita de História a partir de uma “autoreescrita” ficcional, quando se torna possível observar um determinado posicionamento feminino sobre o sistema colonial português e a guerra de libertação moçambicana a partir de uma necessária e traumática revisão sobre uma identidade própria, reconstruída sob o signo da implosão da narrativa oficial do Estado Novo português. É nesse contexto que vemos, obliquamente, um olhar da mulher portuguesa que se reescreve a partir da constatação dos horrores da guerra, sem – contudo – dar uma voz protagonista à mulher moçambicana na narrativa. | pt_BR |
dc.language.iso | Português (Brasil) | pt_BR |
dc.subject | Redação oficial | pt_BR |
dc.subject | Discriminação de sexo | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Moçambique - História | pt_BR |
dc.title | Reinterpretando a si e reescrevendo a história | pt_BR |
dc.title.alternative | a costa dos murmúrios, construção de narrador e subjetividade | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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