Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1952
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSancho, Denilson Feitosa-
dc.date.accessioned2021-01-14T17:31:56Z-
dc.date.available2021-01-14T17:31:56Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSANCHO, D. F. (2018)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1952-
dc.descriptionSANCHO, Denilson Feitosa. Conflitos e desigualdade social em uma escola pública de ensino médio: o caso da e.e.m. dr. Brunilo Jacó. 2018. 23 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Sociologia, Instituto de Humanidades - IH, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo fazer uma leitura sociológica em contribuição no campo de estudo da sociologia em educação, focando nas sociabilidades conflitivas e desigualdade social das culturas juvenis na escola pública de Ensino Médio Dr. Brunilo Jacó (EBJ), situada no Município de Redenção-CE, Brasil. Diante disso, construiremos este artigo fundamentando-se a partir das metodologias qualitativas: observação participante e grupo focal. A observação participante foi inserida na disciplina do estágio supervisionado I, II e III do 1° ao 3° ano do ensino médio que teve a duração de 1 ano e 6 meses. Conjuntamente alicerçado nas teorias e conceitos de Bourdieu (1998), que fornecem a concepção da escola como reprodutora da desigualdade social, e está diretamente relacionado as sociabilidades na EBJ. A partir das ideias de Althusser (1959), sobre o controle ideológico do sistema educacional do Estado, notou- se no presente estudo a possibilidade de geração de desigualdade social. Analisando o espaço estudado a luz do arcabouço teórico de Charlot (2002), debateu-se as violências e conflitos na escola entre a gestão escolar e juventudes. Os autores acima referenciados, corroboram com as questões que são invisibilizadas e silenciadas, sejam elas: conflitos e desigualdade social na escola pelo discurso hegemônico do sistema educativo estatal, de uma sociedade do bullying heteronormativo, classista, patriarcal, machista, gordofobica, homofóbica, transfobica e assim por diante. Contudo observou-se a possibilidade de contextualizar e retratar a Escola Brunilo Jacó, como um espaço que gera muito entusiasmo na transformação da realidade social das culturas juvenis, não como salvadora e nem tão pouco redentora da sociedade que ela está inserida, mas enriquecedora de saberes e de avanços humanísticos significativos para sociedade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectConflitospt_BR
dc.subjectdesigualdade socialpt_BR
dc.subjectescolapt_BR
dc.titleConflitos e desigualdade social em uma escola pública de ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeo caso da E.E.M. Dr. Brunilo Jacópt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigo - Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DENILSON FEITOSA SANCHO TCC Artigo.pdf2018_art_dfsancho.pdf293,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.