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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1952
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Sancho, Denilson Feitosa | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-14T17:31:56Z | - |
dc.date.available | 2021-01-14T17:31:56Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | SANCHO, D. F. (2018) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1952 | - |
dc.description | SANCHO, Denilson Feitosa. Conflitos e desigualdade social em uma escola pública de ensino médio: o caso da e.e.m. dr. Brunilo Jacó. 2018. 23 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Sociologia, Instituto de Humanidades - IH, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo fazer uma leitura sociológica em contribuição no campo de estudo da sociologia em educação, focando nas sociabilidades conflitivas e desigualdade social das culturas juvenis na escola pública de Ensino Médio Dr. Brunilo Jacó (EBJ), situada no Município de Redenção-CE, Brasil. Diante disso, construiremos este artigo fundamentando-se a partir das metodologias qualitativas: observação participante e grupo focal. A observação participante foi inserida na disciplina do estágio supervisionado I, II e III do 1° ao 3° ano do ensino médio que teve a duração de 1 ano e 6 meses. Conjuntamente alicerçado nas teorias e conceitos de Bourdieu (1998), que fornecem a concepção da escola como reprodutora da desigualdade social, e está diretamente relacionado as sociabilidades na EBJ. A partir das ideias de Althusser (1959), sobre o controle ideológico do sistema educacional do Estado, notou- se no presente estudo a possibilidade de geração de desigualdade social. Analisando o espaço estudado a luz do arcabouço teórico de Charlot (2002), debateu-se as violências e conflitos na escola entre a gestão escolar e juventudes. Os autores acima referenciados, corroboram com as questões que são invisibilizadas e silenciadas, sejam elas: conflitos e desigualdade social na escola pelo discurso hegemônico do sistema educativo estatal, de uma sociedade do bullying heteronormativo, classista, patriarcal, machista, gordofobica, homofóbica, transfobica e assim por diante. Contudo observou-se a possibilidade de contextualizar e retratar a Escola Brunilo Jacó, como um espaço que gera muito entusiasmo na transformação da realidade social das culturas juvenis, não como salvadora e nem tão pouco redentora da sociedade que ela está inserida, mas enriquecedora de saberes e de avanços humanísticos significativos para sociedade. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Conflitos | pt_BR |
dc.subject | desigualdade social | pt_BR |
dc.subject | escola | pt_BR |
dc.title | Conflitos e desigualdade social em uma escola pública de ensino médio | pt_BR |
dc.title.alternative | o caso da E.E.M. Dr. Brunilo Jacó | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo - Sociologia |
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DENILSON FEITOSA SANCHO TCC Artigo.pdf | 2018_art_dfsancho.pdf | 293,72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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