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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/199
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Oliveira, Samara Araújo Pessoa de | - |
dc.date.accessioned | 2016-08-23T19:09:58Z | - |
dc.date.available | 2016-08-23T19:09:58Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, S. A. P. de (2014) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/199 | - |
dc.description | OLIVEIRA, Samara Araújo Pessoa de. A construção de saberes sobre o rosal da liberdade: um estudo de caso numa escola de Antônio Diogo, distrito de Redenção – CE. 2014. 49 f. TCC (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2014 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho acadêmico é um estudo de caso que envolve uma escola do município de Redenção a fim de saber se o projeto Rosal da Liberdade, realizado em dezoito escolas da rede municipal está sendo implantado e de que forma, como impõe a Lei 10.639/2003 que trata da obrigatoriedade da temática Historia e Cultura Afro-Brasileira e Africana no currículo da educação básica pelos sistemas de ensino. Realizamos um estudo de caso em uma das escolas municipais envolvidas no projeto. Como dispositivos metodológicos realizamos uma oficina sob o tema gerador “A palavra é Rosal da Liberdade” com alunos de 6º a 9º ano que elaboraram cartazes expressando o que sabem sobre a realização do Rosal da Liberdade e as aprendizagens dele adquiridas. Desta estratégia de produção de dados fizemos análise plástica e conceitual dos quatro cartazes produzidos. No tocante ao olhar das docentes envolvidas na pesquisa, resolvemos aplicar um questionário intentando compreender mais sobre o projeto, seus limites e possibilidades e como as docentes estão envolvidas e sobre seus saberes acerca da Lei 10.639/2003. Ao analisarmos os dispositivos de discentes e docentes pudemos perceber detalhamentos acerca da execução do projeto Rosal da Liberdade, bem como o que vem sendo consolidado pedagogicamente no cotidiano escolar, assim como o quem sendo aprendido pelos discentes. A pesquisa pretende contribuir com a análise de projetos que objetivam a implementação da Lei 10.639/2003, como é o caso do Rosal da Liberdade na cidade de Redenção no estado do Ceará. | pt_BR |
dc.language.iso | Português (Brasil) | pt_BR |
dc.subject | Cultura Afro-Brasileira | pt_BR |
dc.subject | Lei 10.639/2003 | pt_BR |
dc.subject | Negro - Educação | pt_BR |
dc.subject | Redenção - CE- Educação | - |
dc.title | A construção de saberes sobre o Rosal da Liberdade | pt_BR |
dc.title.alternative | um estudo de caso numa escola de Antônio Diogo, distrito de Redenção-Ce | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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