Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2045
Título: Os saberes ancestrais e o cultivo de sementes crioulas: estudo no Quilombo Sítio Veiga, Quixadá-Ceará
Autor(es): Cunha, Fernanda Ielpo da
Palavras-chave: Antepassados
Cultura negra e identidades
Sementes
Data do documento: 4-Nov-2020
Citação: CUNHA, F. I. (2020)
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar como o cultivo de sementes crioulas contribui para a preservação da identidade sociocultural e sustentabilidade ambiental quilombola na comunidade Sítio Veiga, em Quixadá, Ceará. Para tanto, a pesquisa teve como aparato metodológico a tipologia exploratório-descritiva com abordagem qualitativa, valendo-se das técnicas de entrevistas semiestruturadas, cuja modalidade norteadora foi a etnográfica de observação participante, métodos fundamentais para uma maior aproximação e interação com os sujeitos sociais da pesquisa. No que tange aos resultados da pesquisa, pode-se considerar a relevância dos saberes ancestrais do cultivo de sementes crioulas para a preservação da identidade sociocultural quilombola e os aspectos de preservação e sustentabilidade ambiental, de uma alimentação saudável com base nas sementes crioulas, simbolizando esses conhecimentos uma forma de manter vivos e atuantes seus costumes e tradições, tais como como a Dança de São Gonçalo e suas promessas em torno de uma boa colheita e ou da cura de uma enfermidade, transmitidos com a simbologia das 12 sementes crioulas, que representa a vida, o conhecimento e a oralidade, que serão perpetuados pelas próximas gerações como continuidade da existência quilombola.
Descrição: CUNHA, Fernanda Ielpo da. Os saberes ancestrais e o cultivo de sementes crioulas: estudo no Quilombo Sítio Veiga, Quixadá-Ceará. 2020. 133 p. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Sociobiodiversidade e Tecnologias sustentáveis (MASTS). Instituto de Engenharia e Desenvolvimento Sustentável – IEDS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2020.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2045
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERNANDA IELPO DA CUNHA Dissertação.pdfFERNANDA IELPO DA CUNHA Dissertação.pdf2,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.