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dc.contributor.authorTé, Numna-
dc.date.accessioned2021-06-21T11:46:47Z-
dc.date.available2021-06-21T11:46:47Z-
dc.date.issued2021-02-05-
dc.identifier.citationTÉ, N. (2021)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2062-
dc.descriptionTÉ, Numna. A interiorização do ensino superior e as experiências de mudança nos interiores do Brasil: o caso de Acarape e Redenção. 2021. 112 p. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Antropologia) – Programa Associado de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Ceará e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro- Brasileira, Redenção, 2021.pt_BR
dc.description.abstractAnalisa as experiências de mudança que vêm ocorrendo nas referidas localidades na última década. Toma-se como referência o momento em que a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) foi implantada (esta Universidade é resultado da ação do projeto da interiorização e internacionalização do Ensino Superior brasileiro). Em decorrência dessa implantação, constatamos que há sucessivas vindas e o estabelecimento dos seus agentes, principalmente os estudantes internacionais que se estabelecem temporariamente para fins acadêmicos. A estadia desses agentes nesses municípios desencadeou por um lado a concorrência quanto à ocupação das residências. O que motivou os proprietários a requalificarem e construírem novos imóveis. Por outro lado, a pesquisa constatou que esses agentes ampliaram e variaram o consumo dos produtos da primeira necessidade. Essas conjunturas motivaram a disparada no preço dos aluguéis e dos produtos da primeira necessidade. Em torno disso, os antigos moradores das duas cidades começaram a assistir a uma nova configuração do modo de vida social e cultural que vem sucedendo e alterando o anterior, considerado razoável às pessoas menos favorecidos financeiramente que habitavam e/ou ainda habitam nos bairros Centrais de Acarape e Redenção. Assim, constatamos que essa situação e a diferença sociocultural vêm interferindo na convivência e intensificando o clima de conflitos entre os antigos moradores e os recémchegados estudantes internacionais. Nesse contesto, trabalhamos com o objetivo de entender o modo como o processo dinâmico de mudança tem se insinuado no cotidiano dos antigos moradores. Também estudamos as formas como os antigos moradores e recém-chegados estudantes se inter-relacionam nesse contexto das mudanças sociais e culturais. Para tanto, usamos um método clássico da pesquisa de campo, a observação participante e suas técnicas para atingir nossos objetivos. A análise das informações obtidas no campo sinalizou que há mudanças em curso e que há conflitos sociais decorrentes do encontro entre antigos moradores e estudantes, entre outros fatores sociais. Concluímos sugerindo que a universidade foi concebida como um projeto de desenvolvimento, mas que o lugar dos antigos moradores não foi pensado.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino superior - Aspectos sociais - Cearápt_BR
dc.subjectEducação - Cearápt_BR
dc.subjectDesenvimento econômico - Efeitos da educaçãopt_BR
dc.titleA interiorização do ensino superior e as experiências de mudança nos interiores do Brasil: o caso de Acarape e Redenção.pt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
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