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dc.contributor.authorFerreira, Matias Neto Alves-
dc.date.accessioned2021-06-22T16:48:16Z-
dc.date.available2021-06-22T16:48:16Z-
dc.date.issued2021-02-04-
dc.identifier.citationFERREIRA, M. N. A. (2021)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2068-
dc.descriptionFERREIRA, Matias Neto Alves. Tecnologias de informação verde e desenvolvimento sustentável: estudo em uma instituição de ensino profissional em Redenção – Ceará, Brasil. 2021. 134 p. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Sociobiodiversidade e Tecnologias sustentáveis (MASTS). Instituto de Engenharia e Desenvolvimento Sustentável – IEDS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA problemática desta pesquisa foi percebida a partir da eventualização do desfruto atemporal dos recursos naturais em todo o planeta Terra, pois o descarte dos Resíduos Sólidos quando feito de forma inapropriado tem como consequência danos sérios ao ecossistema. Para solucionar esse questionamento, primeiramente deve-se conscientizar corretamente toda a sociedade para que essa possa usufruir corretamente dos proventos advindos da natureza. Com isso, a utilização das Tecnologias de Informação (TI) Verde vem como um meio de evidenciar uma melhor forma na utilização consciente e como descartar corretamente qualquer equipamento de cunho eletrônico. A premissa investigatória busca implementar as ações estratégicas usando TI Verde na perspectiva do desenvolvimento sustentável em uma escola de ensino público regular e profissional. A investigação se afunila no panorama exploratório-descritivo (pesquisa ação) de abordagem quali-quantitativa, pois a objetivação dos estudos busca compreender, analisar e explicar de forma ampla a temática trabalhada. Os passos metodológicos estão correlacionados ao método misto, pois cientificamente, se apropria do viés fenomenológico aliado ao procedimento indutivo que é aquele que prevê, através da indução experimental, a disponibilidade de meios para que o pesquisador possa chegar a uma lei geral por meio da observação de certos casos particulares sobre o objeto (fenômeno/fato) observado. O lócus investigativo se concentra na Escola Estadual de Ensino Profissional (EP) Adolfo Ferreira, localizada na cidade de Redenção – Ce. Os principais sujeitos serão alunos dos cursos técnicos de Informática e Rede de Computadores, pois esses indivíduos são caracterizados por possuir um cotidiano inteiramente interligado a área da TI e ao uso dos Equipamentos Eletrônicos. O objeto analisado foi o olhar desses sujeitos em relação às práticas que se correlacionam com o uso de materiais ou tecnologias que envolva uma educação socioambiental crítica e com uma perspectiva que vise o desenvolvimento sustentável e a utilização de TI Verde. É concluído que para ocorrer um equilíbrio entre sociedade, economia e natureza é preciso que a humanidade se conscientize que tudo que existe no planeta possui um limite, e para que a espécie humana possa dar continuidade a sua história é necessário um “desacelerar” imediato no consumo dos recursos naturais.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação - Serviços de informaçãopt_BR
dc.subjectRecursos naturaispt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.titleTecnologias de informação verde e desenvolvimento sustentável: estudo em uma instituição de ensino profissional em Redenção – Ceará, Brasil.pt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
Appears in Collections:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis

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