Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2116
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Virgínia Neta Lima-
dc.date.accessioned2021-08-02T13:26:36Z-
dc.date.available2021-08-02T13:26:36Z-
dc.date.issued2018-07-30-
dc.identifier.citationPEREIRA, V. N. L. (2018)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2116-
dc.descriptionPEREIRA, Virgínia Neta Lima. Sustentabilidade: percepções e metodologias de professores de ciências em dois municípios da região do Maciço de Baturité/Ceará. 2018. 95 p. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Sociobiodiversidade e Tecnologias sustentáveis (MASTS). Instituto de Engenharia e Desenvolvimento Sustentável – IEDS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2018.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa objetivou compreender os limites e possibilidades da abordagem pedagógica da temática sustentabilidade no ensino de ciências nas turmas de 9º ano nos municípios de Acarape e Redenção. Os sujeitos da investigação foram três professores licenciados em Matemática que exercem a docência no citado contexto. Metodologicamente, optou-se pela pesquisa qualitativa, do tipo descritivo / interpretativo, que utilizou a pesquisa empírica aplicada com descrição das observações. Foram utilizadas como estratégias de aproximação com a realidade: a análise empírica do conteúdo posto na proposta curricular, nos planos de aula e no livro didático; questionário e observação direta não participante, articulados a intrevistas semiestruturadas, realizadas junto aos sujeitos. Os resultados apontaram que os docentes possuem conhecimento suficiente sobre o tema sustentabilidade e meio ambiente, embora estes sejam muitas vezes tratados de forma pontual em projetos pedagógicos da escola e de forma superficial nos livros didáticos. A abordagem pedagógica realizada pelos professores não contemplou as questões ambientais em sua totalidade não contextualizo os conteúdos curriculares específicos na disciplina de ciências e nem trouxe incentivo para que os alunos construíssem seu entendimento acerca da temática. No entanto, foi possível afirmar que as aulas foram bem desenvolvidas e articuladas com o conteúdo programático, carecendo apenas de um planejamento que melhor contextualize os conteúdos programáticos da disciplina de ciências com a temática sustentabilidade. Em relação às entrevistas, os resultados apontaram que os docentes têm consciência de que é importante trabalhar o tema sustentabilidade e meio ambiente e reconheceram que, de certa forma, trabalham o tema em projetos da secretaria de educação articulado nas escolas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCiências (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.titleSustentabilidade: percepções e metodologias de professores de ciências em dois municípios da região do Maciço de Baturité/Cearápt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VIRGÍNIA NETA LIMA PEREIRA dissertação.pdfVIRGÍNIA NETA LIMA PEREIRA dissertação.pdf1,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.