Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2126
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Éricka Davillar Alves da | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-02T19:59:37Z | - |
dc.date.available | 2021-08-02T19:59:37Z | - |
dc.date.issued | 2017-11-30 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, E. D. A. (2017) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2126 | - |
dc.description | SILVA, Éricka Davillar Alves da. O estudo do desenvolvimento do tópico discursivo em redações de alunos pré-universitários do projetos PROENEM em Aracoiaba-CE. 2017. 14f. Artigo (Graduação) -Curso de Letras Língua Portuguesa, Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo analisar como se desenvolve a noção de tópico discursivo em textos dissertativo-argumentativos de estudantes pré-universitários do município de Aracoiaba (CE). Para isso, nossa base teórica serão os achados de Jubran (2006a;2006b), que defendeu a existência de propriedades para o tópico discursivo, a fim de tornar a análise desse fenômeno mais concreta; Alencar (2009), que analisou como se constitui a organização tópica em textos pré-universitários e Garantizado Júnior (2011), advogando que o tópico discursivo seria uma propriedade que contribui para a geração da coerência/coesão textual em textos argumentativos. Metodologicamente, nosso corpus é constituído por 30 redações de estudantes pré-universitários, participantes das oficinas de prática textual do projeto de extensão “Palestras Interdisciplinares e Oficinas de produção textual para o ENEM” (PROENEM) na escola Almir Pinto (Aracoiaba). Dentre essa quantidade de textos, para nossa análise neste trabalho, optamos por fazer a descrição do desenvolvimento do tópico das duas melhores redações, analisando-as no plano linear e no plano hierárquico (JUBRAN, 2006b). Os resultados apontam que os textos possuem grande descontinuidade tópica, ocasionando problemas na progressão textual e na construção dos argumentos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | tópico discursivo | pt_BR |
dc.subject | organização tópica | pt_BR |
dc.subject | coerência | pt_BR |
dc.subject | coesão | pt_BR |
dc.title | O estudo do desenvolvimento do tópico discursivo em redações de alunos pré-universitários do projeto PROENEM em Aracoiaba-CE | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo - Letras Língua portuguesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ERICKA DAVILLAR ALVES DA SILVA TCC Artigo.pdf | 2017_art_edasilva.pdf | 751,28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.