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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2138
Título: | A avaliação de variedades do Português e das demais línguas de Guiné-Bissau por estudantes do ensino secundário |
Autor(es): | Cá, João Fernando |
Palavras-chave: | Guiné-Bissau Língua portuguesa - Variação Crioulo guineense Línguas africanas |
Data do documento: | 31-Out-2018 |
Citação: | CÁ, J. F. (2018) |
Resumo: | O presente trabalho visa perceber a avaliação de variedades do português e das demais línguas de Guiné-Bissau feita por estudantes do Ensino Secundário, com o intuito de apurar os diferentes status das variedades do português e das línguas em convívio nesse espaço e suas influências determinantes para ascensão social e cultural dos falantes. Visa também, por outro lado, observar a quem esses alunos secundaristas pensam “pertencer” a língua portuguesa e o que o português significa à Guiné-Bissau e avaliar os motivos que influenciam nessa escolha, através das suas justificativas. Como base teórica temos, principalmente, a Sociolinguística Quantitativa, e a consideração de autores como Labov (2008), Petter (2015), Lucchesi (2008), Scantamburlo (1999), Teyssier (1982) e Freitag (2016), dentre outros. O corpus utilizado na pesquisa compõe-se de inquéritos aplicados a 50 alunos do ensino secundário do Liceu Nacional Kwame Nkrumah, em Guiné-Bissau. Os inquéritos objetivam compreender se há uma relação harmoniosa ou não entre línguas e variedades do português na Guiné-Bissau. Os resultados apontam diferentes avaliações das línguas e das variedades de língua portuguesa na Guiné-Bissau, com tendência a maior valorização, por parte dos informantes, da língua portuguesa, em detrimento das demais línguas presentes nesse país, incluindo o guineense (língua falada pela maior parte dos falantes guineenses) e da valorização das variedades do português, principalmente a de Portugal. Revela-se, assim, uma atitude negativa em relação às demais línguas. Os fatores apontados como influenciadores dessa avaliação são o status social de cada língua e variedade no âmbito nacional e internacional, a submissão cultural incentivada pelo reflexo da colonização, a insegurança linguística, as diferentes visões da identidade e da cultura. |
Descrição: | CÁ, João Fernando. A avaliação de variedades do Português e das demais línguas de Guiné-Bissau por estudantes do ensino secundário. 2018. 82 f. Monografia (Graduação) - Curso de Letras Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literaturas - ILL, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018. |
URI: | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2138 |
Aparece nas coleções: | Monografia - Letras Língua Portuguesa (Ceará) |
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