Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2155
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Joviano de Sousa. | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-05T13:59:28Z | - |
dc.date.available | 2021-08-05T13:59:28Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, J. S. (2018) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2155 | - |
dc.description | SILVA, Joviano de Sousa. Instituição, implementação e revogação da lei 10.639/03: uma discussão genealógica. 2018. 109 p. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Sociobiodiversidade e Tecnologias sustentáveis (MASTS). Instituto de Engenharia e Desenvolvimento Sustentável – IEDS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | A lei 10.639 de 9 de janeiro de 2003, e a lei 11.645, de 10 de março de 2008 instituíram nos currículos escolares brasileiros a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana, afro-brasileira e indígena. A partir das leis, escolas públicas e privadas foram incumbidas de resgatar as contribuições desses povos em todos os aspectos para a formação da nação brasileira. As leis representam uma conquista para toda a sociedade enquanto direito histórico, que foi negado a todos os brasileiros, e no combate a crença equivocada da existência de uma democracia étnico-racial. Neste trabalho propõe-se examinar o surgimento das leis 10.639/03 e 11.645/08 buscando compreendê-las historicamente a partir das forças que deram origem à instituição de um projeto educativo que precede a criação das referidas leis. Pretende-se tecer de forma sistemática a ligação entre as relações políticas e as condições históricas e culturais, questões cruciais à proposta de uma abordagem genealógica, que se apresenta neste como uma estratégia metodológica, objetivando problematizar as práticas sociais, buscando mapear os fragmentos que permitam conhecer a gênese da instituição desse projeto educativo voltado a uma proposta de educação para as relações étnico-raciais. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Brasil - [Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003] | pt_BR |
dc.subject | Educação Étinico-Racial | pt_BR |
dc.subject | Genealogia | pt_BR |
dc.title | Instituição, implementação e revogação da lei 10.639/03: uma discussão genealógica. | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação - Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JOVIANO DE SOUSA SILVA_DISSERTAÇÃO.pdf | JOVIANO DE SOUSA SILVA_DISSERTAÇÃO.pdf | 2,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.