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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2173
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Lima, Maria Sabrina Moura | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-06T14:04:22Z | - |
dc.date.available | 2021-08-06T14:04:22Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-12 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, M. S. M. (2017) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2173 | - |
dc.description | LIMA, Maria Sabrina Moura. Cenas da enunciação e prepresentações sociais de "Geni e o Zepelim": elementos para o estudo do discurso lítero-musical. 2017. 24f. Artigo (Graduação) -Curso de Letras Língua Portuguesa, Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo analisar a canção Geni e o Zepelim a partir da relação entre as cenas de enunciação (MAINGUENEAU, 2010)e as representações sociais (MOSCOVICI, 1978 apud CRUSOÉ, 2004) que compõem tais cenas. O discurso dessa canção foi tomado como parte de um discurso constituinte, o discurso lítero-musical brasileiro (COSTA, 2001), que também constitui a cena englobante da canção analisada. Nossa análise articula o dispositivo das cenas com as representações que materializam essas cenas nos discursos. A cena genérica, composta pelo gênero canção, contextualiza a enunciação em práticas sociais de uso da linguagem, e, no que diz respeito ao aspecto material e histórico da canção em tela, localiza Geni e o Zepelim como uma canção que é parte de uma peça teatral, a Ópera do Malandro, estreada e publicada em 1978. Quanto às cenografias, que descrevemos a partir das ancoragens e objetivações das representações sociais no discurso, podemos apontar para cenas validadas por um discurso machista, de discriminação da mulher e de incitação à violência contra as mulheres, situados em uma sociedade conservadora, à qual a canção e a peça da que faz parte critica e satiriza. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Discurso lítero-musical | pt_BR |
dc.subject | Canção | pt_BR |
dc.subject | Cenas da enunciação | pt_BR |
dc.subject | Representações sociais | pt_BR |
dc.subject | Violência contra a mulher | pt_BR |
dc.subject | Música Popular Brasileira (MPB) | pt_BR |
dc.title | Cenas da enunciação e representações sociais de "Geni e o Zepelim" | pt_BR |
dc.title.alternative | elementos para o estudo do discurso lítero-musical | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo - Letras Língua portuguesa |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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MARIA SABRINA MOURA LIMA TCC Artigo.pdf | 2017_msmlima.pdf | 144,98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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